terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Top 10 2017: Livros

Comemorando que agora em 2017 eu consegui completar meu desafio de livros do Goodreads, vamos adicionar livros ao top 10. Foi um ano de boas leituras para mim.

Só decidi não colocar livros de contos na lista, porque alguns não terminei e outros acho que ficam numa competição esquisita. Quem sabe um post no futuro sobre contos?

Bora

1 – Psicose – Robert Bloch

psicose

Um clássico do cinema que virou clássico de livro para mim. Só de ver a capa novamente já dá vontade de ler tudo de novo.

Esse livro conta uma história pavorosa, mas é o jeito de contar que nos faz ler tudo de uma vez.

2 – Manson – Jeff Guinn

capa_3d_manson_web

Trata-se de uma biografia honesta, que analisa um ser humano sem juízos de valor, embora seja bem díficil.

Vale também por situar o leitor no período histórico e político para compreender essa pessoa.

3 – Alta Fidelidade – Nick Hornby

Alta-Fidelidade-Nick-Hornby

Uma leitura agradável e um protagonista que a gente acaba adorando odiar.

Uma vida de um desajustado, que é assim pelos motivos certos.

Gostei muito dos coadjuvantes também.

4 – O Povo Contra O.J. Simpson – Jeffrey Toobin

oj-simpson-capa-livro-3d-final-831x1024

As mesmas palavras ditas sobre o caso do Manson se aplicam aqui.

Esse livro é extremamente completo e é bem descritivo sobre esse caso que tem tantas óticas diferentes a se analisar.

5 – Carrie, A Estrranha – Stephen King

carrie livro

O mês de suspense nesse ano rendeu!

Que surpresa esse livro ser tão bom. Mais uma vez uma história de desajustado, mas devemos tomar cuidado com quem mexemos.

6 – Meu Amigo Dahmer – Derf Backderf

DarkSide_Dahmer_Post_01

2017 foi o ano em que eu comecei a ler HQs de forma definitiva. Tenho certeza disso.

Esse livro foi um dos responsáveis por isso.

Ilustrações bizarras em uma história bizarra. Só podia ter sido um dos melhores do ano.

7 – Matéria Escura – Blake Crouch

matéria-escura

Observo que em 2017 eu me desafiei. E deu certo.

Por algum motivo dei uma chance a um livro que tinha pegada de ficção científica. O suspense e os crimes ajudaram.

Não me arrependi.

Que história e que leitura boa!

8 – Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty

Pequenas-Grandes-Mentiras

A série que viria em seguida me fez ler esse livro e foi uma ótima escolha.

Leitura com tensão, drama, humor, tudo junto, com aquela mão que desce um tapa e acaba com as hipocrisias.

9 – O Bebê de Rosemary – Ira Levin

bebe de rosemary livro

Outra surpresa.

Esse livro é um suspense de primeira qualidade. Segura muito mais que o filme.

Tudo vai se construindo e quando você viu, está lendo e o dia já amanheceu.

10 – Tieta do Agreste – Jorge Amado

tieta

Tinha que ter livro nacional aqui!

A novela reprisou e me encantou com a declaração de amor à cultura brasileira.

O livro, apesar de muito longo, não foi diferente.

Lerei Jorge Amado novamente.

Até me arrisco a fazer três menções honrosas:

S. – Doug Dorst e J.J. Abrams
Black Hole – Charles Burns
O Segredo dos Corpos – Dr. Vincent Di Maio & Ron Franscell

FDL

0 comentários: