sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Keith Morrison Investiga

O ID tem exibido esses especiais e não explica se são uma série, o título original, nada. Canal brasileiro difícil, viu? Mas eu vou atrás para poder acompanhar as boas produções gringas.

Falo sobre dois especiais lançados pelo jornalista Keith Morrison. O primeiro se chama Murder in Lehigh Valley, que o canal brasileiro chamou de Dúvida Razoável; e também o Who Killer Angie Dodge?, que tem finalmente uma tradução literal: Quem Matou Angie Dodge?

dúvida razoável  lehigh valley

Dúvida Razoável (Keith Morisson Investigates: Murder In Lehigh Valley)

Nesse caso, uma mulher chamada Joann Katrinak e seu filho bebê são encontrados mortos. A suspeita recai sobre Patricia Rorrer, uma ex-namorada do marido de Joann.

Em um caso cheio de erros e dúvidas, em que a perícia foi essencial para a condenação, mas maculada de problemas, o jornalista Keith Morrison entrevista policiais, promotores, enfim, os envolvidos no caso.

Engraçado como funciona a justiça em vários lugares: os responsáveis pela investigação decidem pelos seus instintos quem é o culpado, dali procuram por evidências que possam corroborar sua teoria. O contrário deveria acontecer, afinal, as provas que devem formar uma convicção.

Em alguns momentos Keith Morrison fala duro com os investigados que respondem como se enfiassem os dedos no ouvido e repetissem que ela é culpada, a despeito de evidências dizendo o contrário.

Claro que é impossível saber se Patricia é culpada, mas o in dubio pro reo anda desaparecendo por aí.

Excelente documentário.

angie dodge

Quem Matou Angie Dodge? (Keith Morrison Investigates: Who Killed Angie Dodge?)

Em 1996 Angie Dodge foi assassinada e em mais um caso polêmico, o jovem Chris Tapp teve uma polêmica condenação. Ocorre que nem mesmo a mãe de Angie acredita na culpa dele e o documentário mostra a luta do condenado, com apoio da mãe dela, para provar sua inocência e ser solto.

Trata-se de mais um caso de confissão coercitiva, algo bem comum na justiça americana, que ainda considera confissão prova e aceita as técnicas para obtê-las, de modo a evitar um trabalho adequado de coleta de provas irrefutáveis.

É muito interessante nesse caso, a mãe de Angie defende-lo e ser a primeira pessoa a abraça-lo quando solto. Para muitas famílias traumatizadas, prender qualquer um pode ter algum efeito, mas para ela não, ela não quer que outra mãe perca o filho de forma injusta. Seu interesse é em encontrar o real matador de sua filha.

Muito bom documentário também.

Se sair mais algum com Keith Morrison, com certeza vou assistir.

FDL

1 comentários:

Maria disse...

Não gostei muito, porque não explica como o cara ficou sendo o suspeito número um. Ele estava onde no dia do crime ? Achei meio confuso esse caso