sábado, 27 de janeiro de 2018

Quem Matou JonBenét?

jonbenet

Original: JonBenét: An American Murder Mistery

O ID passou esses dias o documentário em 03 partes investigando esse bizarro crime ocorrido nos EUA nos anos 90.

Eu já tinha visto algo desse crime em um episódio do People Magazine: Além da Notícia, do mesmo canal. Ainda não terminei essa série, então não escrevi sobre ela.

Em 1996, uma mulher chamara Patsy Ramsey ligou para a emergência afirmando que havia encontrado um bilhete de resgate e que sua filha de 06 anos, JonBenét estava desaparecida. Era o dia seguinte ao Natal.

A Polícia foi ao local e começou uma tumultuada investigação, cheia de falhas, com vários amigos do casal, pais de JonBenét, interferindo e contaminando evidências.

Na busca de provas pela casa, o pai da menina encontrou seu corpo já sem vida, com sinais de violência, em um ambiente do local.

A menina era bonita, loira e participava de vários concursos de miss, conduzida pela mãe, que já participou de concursos na juventude.

O caso é um mistério, pois no início as suspeitas recaíram sobre os pais, por conta de incongruências no comportamento deles após o crime e por conta de situações atípicas e condutas estranhas no decorrer da investigação.

Eles não chegaram a ser presos e anos depois Patsy faleceu de câncer.

Ocorre que a mídia nunca perdeu o interesse no caso e vários suspeitos foram surgindo ao longo das décadas e nunca houve respostas afirmativas. Desconfiou-se de um amigo da família que se vestia de Papai Noel, de um homem problemático que vivia na região, de um pedófilo bizarro que afirma saber coisas do crime, enfim, muito se especula, mas não houve respostas.

Durante um dos episódios levantou-se a hipótese de que o irmão mais velho da menina a teria matado e os pais criaram a história do sequestro para de alguma forma tentar despistar a polícia e salvar o menino. Não me pareceu tão absurda essa possibilidade.

Até me lembrou o caso de uma minissérie britânica a que eu assisti há alguns anos, The Guilty.

O fato é que jamais vamos saber o que houve com a menina e essa história parece ser daquelas que por conta do mistério, com o passar dos anos sempre vai surgindo uma pessoa oportunista querendo aparecer com supostas respostas a respeito do que ocorreu. Infelizmente essas pessoas obtêm seus segundos de fama porque o ser humano não consegue admitir que infelizmente não tem respostas para todas as perguntas ainda.

Esse caso é perturbador, porque quando pensamos na pessoa ter a capacidade de fazer isso com uma menina de apenas 06 anos e que está livre podendo repetir o fato novamente, perdemos mais ainda a fé na humanidade.

São três bons episódios, com entrevistas, fotos, vídeos, bem informativos e levanta boas problemáticas. Gostei bastante.

Descobri que houve um filme feito para a tv sobre o caso, no canal Lifetime. As críticas são péssimas e é a mesma emissora que fez um sobre a Casey Anthony. Logo, não, obrigado.

FDL

0 comentários: