segunda-feira, 19 de maio de 2008

Aos Meus Amigos - Maria Adelaide Amaral

Recomendo muito que todos leiam esse grande livro que eu terminei agora. É um romance muito inteligente e sensível em que Maria Adelaide Amaral fala sobre a amizade no passar do tempo.
Nessa história, vemos um grande grupo de amigos, de diversas personalidades, profissões, ideologias, orientações sexuais, afinidades, idades e situações. Com isso, depois de um fato trágico, todos se reunem novamente e relembram o que foram e entendem que grande parte das infelicidades deles provinha da saudade que eles tinham do que eles mesmos eram.
Eu achei sensacional a simplicidade com que o tema foi abordado e ainda assim, tratando com muita inteligência, sofisticação e com grandes citações, referências, que extrapolam o ponto principal mostrando um grande ensinamento sobre a vida.
Não importa quem escreve o livro, muito menos a sua referência no que se refere à crítica literária. O que importa são os efeitos que essa leitura trazem para quem a faz, e eu garanto que esse livro me mudou, pelo menos é o que eu sinto agora, então, ninguém pode dizer que é um livro ruim ou inferior, só porque a autora não goza de algumas referências como alguns outros possuem.
Recomendo muito. Quando eu terminar de assistir à minissérie da Globo eu comento mais essa, que foi uma das coisas mais interessantes que eu vi nesse ano.

2 comentários:

Fernanda disse...

Ainda não vi a minissérie inteira...:s
preciso ver...
tb quero ler esse livro, assim que der te peço emprestado!rs
bjo otro

Mila disse...

eu queria muito ter assistido à minisseria inteira...e quero muito mesmo ler esse livro (me empresta!!)

tb acho q foi a coisa mais interessante q vi na tv esse ano...e a melhor minisserie da globo ever!!! atuaçoes memoraveis, historia incrivel!!