domingo, 25 de maio de 2008

Top 10: As Melhores Comédias da História

Aproveitando esse clima de muitas séries no ar, a aproximação do fim de um monte de temporadas e o destino incerto de alguns programas, eu resolvi fazer um top 10 das comédias que eu já assisti.
Eu já vi várias, sou um viciado em televisão e não me envergonho disso, pois é um instrumento que pode ser usado em nosso favor se nós temos senso crítico.

Existem alguns programas que eu nunca vi, até me interesso, mas quem sabe um dia.

1-Friends
É clássica e histórica. Não imagino que alguém supere. Era completa e inteligente. O humor era refinado e tinha uma linguagem que fazia com que nós nos identificássemos sempre. As histórias pessoais dos personagens criavam ganchos que faziam com que nós passássemos a semana inteira rezando pra terça-feira chegar com episódio inédito, não bastando as reprises diárias.
Todos os personagens eram incríveis e interpretados por grandes atores. A história durou 10 anos e teve 10 anos de auge, inclusive com inúmeras impagáveis participações especiais. Eu tenho muita saudade dessa série que marcou a minha vida.

2-The Class
Eu achei esse seriado impagável. Reuniu 8 personagens com personalidades muito diferentes. A personagem Kat é impagável, bem cruel. Não durou porque não correspondeu com aquela grande audiência que é exigida. Mas tinha qualidade e me fez rir muito. O motivo de teream cancelado The Class ainda é um mistério para mim, pois tinha história, um elenco empecável e registrava sólidos índices de audiência.

3-Blossom
Quem não lembra do seriado americano que passava ao meio dia antes de começar o Chaves no SBT? Era demais. Ela era uma menina inteligente, precoce e madura, mas adolescente e passava por todas as situações típicas da idade dela de um jeito muito engraçado. Não consigo achar nada dela, nem sem legendas. É uma pena. Lembram da Six e do Joey?

4-Two And a Half Men
A série é completamente politicamente incorreta. Os hábitos de Charlie são execráveis, o irmão dele um bosta e o sobrinho um nojento. Mas isso torna a série perfeita. O Charlie Sheen tem um humor cínico que ninguém é capaz de fazer igual. A inteligência das piadas às vezs fica escondida por trás do conteúdo pervertido delas. Mas não importa, porque eu já ri muito com essa série.
Eu gostaria ainda de dar destaque para a mãe dele, Evelyn, que é impagável... velha sacana do caralho!

5-Os Normais
O humor brasileiro também pode ser fora do contexto sexualizado burro feito nas praças e zorras da vida. O conteúdo é o cotidiano de um casal normal, normal inclusive nas manias estranhas, porque, quem é que não as têm? A atuação da Fernanda Torres e do Luís Fernando Guimarãs é impecável, além da química que os dois possuem.
A inteligência e a capacidade de transoformar as pequenas coisas do dia-dia em comédia que a Fernanda Young e o Alexandre Machado possuem faz com que eles sejam geniais. É muito ruim que tenha acabado, apesar de que é inteligente encerrar o programa antes de esgotar a fórmula. Deixou saudades.

6-The Sarah Silverman Program
É redundante falar dela, porque quem me conhece já cansou de ouvir que essa mullher é uma das melhores coisas que me aconteceram nesse ano. Ela é despudorada, preconceituosa, infantil, egoísta e convencida... e acha que é do bem, age com naturalidade. Boa parte das pessoas é assim, não é? Acho que é isso que ela critica. Mas, acima de tudo, o póliticamente incorreto é pouco pra ela, o negócio é politicamente nojento. Eu morro de rir toda vez, mesmo perdendo algumas piadas pela ausência de legendas.

7-The New Adventures of Old Christine
A Christine eu assisti por acidente e me acabei de rir com essa mulher de meia idade divorciada que só se ferra. Ela tem hábitos péssimos, ninguém a respeita e só se ferra no amor, mas é impagável de engraçada. Essa situação de uma mulher sozinha e completamente maluca ficou muito bom, sobretudo com a grande atuação da Julia Louis Dreyfus, que tem uma naturalidade muito engraçada.

8-Rules of Engagement
Não é complicado, mas ninguém entende, como o relacionamento entre o homem e a mulher avança depois de estabilizado? O casal que acaba de noivar aprende com o casal vizinho, casado há 7 anos que nunca há um acordo, há uma guerra. Agora, a piada, a eterna guerra dos sexos (ambos acham que se conhecem) e o amigo solteirão doidão completam o cenário. Eu acho muito divertido.

9-Freddie
Essa deixou saudades também. Freddie era um cheff de cozinha mulherengo e rico, morando sozinho num puta apartamento, farreando com seu amigo milionário.
O problema é que recebe para morar com ele, de mala e cuia: a avó que não fala uma palavra em inglês, a sobrinha doidinha, a irmã nerd e neurótica e a cunhada depressiva e alcoolica. Depois disso a noção dele de família e liberdade muda um pouco.
Freddie Prinze Jr. mostrou um lado muito bom na comédia, mas não durou muito mais que uma temporada. Foi um ano em que as comédias não estavam em alta e foram quase todas canceladas, imagine as novatas..

10-The Big Bang Theory
Finalmente o unverso nerd ganhou espaço (ou geek, como alguns preferem). Leonard e Sheldon são dois físicos muito inteligentes que moram juntos e dividem um mundo exclusivo e fantasioso com um grupo de amigos da Universidade onde trabalham. O problema é que esse mundo (sem mulheres) não é mais suficiente para Leonard, principalmente depois que ele conhece a nova vizinha, Penny (linda, mas meio burrinha).
É um pouco de meta-piada (não sei se isso existe, se não, inventei), porque a gente ri de um universo que para os próprios geeks é muito comum. A verdade é que a gente percebe que enquanto eles são genias no pensamento lógico, a capacidade deles de interação é um fiasco, principalmente com o Sheldon (o mais genial, chegando a ser muito irritante).
É muito engraçado, com diversas passagens ótimas. Mas agora que o segundo ano está confirmado, vamos ver se eles se reinventam, porque o finalzinho da primeira temporada parece meio enrolado, sem ir a lugar nenhum.

Essas outras séries são muito boas também, mas pecaram em alguma coisa e cairam fora antes de escreverem uma história. Algumas delas eram boas , mas por algum motivo idiota foram cortadas antes de virarem alguma coisa.

I'm With Her: enrolou pra avançar a história e saiu do ar sem explicação alguma.
Samantha Who: a desmemoriada, mas a história parece que corre em meia-hora. Mas é legal, vou assistir à segunda temporada
That 70's Show: excelente. Mas eu nunca consegui assistir a outros espisódios, só vi a primeira temporada. Já acabou.
Joey: um sexto de friends não consegue se segurar sozinho. Faltou pegada e, principalmente, história.
The Comeback: inteligente demais para o povo norte-americano. A Lisa Kudrow ainda vai se dar bem, eu sei. Não deveria ter acabado.
Off Centre: já é mais antiga, mas era vazia demais, nem os jovens aguentaram tanta putaria sem história
O Sistema: inteligente demais para os brasileiros. Mas espero que volte.
Good Morning Miami: fraca e bagunçada, mas tinha um certo humor.
Veronica's Closet: fraquinha demais.
Jesse: não teve nada que fizesse com que chamasse atenção.
Em breve eu posto os dramas.
FDL

3 comentários:

Mila disse...

putz, eu nao acho q vc deveria justificar o fato de vc gostar muito de tv...enfim..


nao conheço todas, mas entre as q conheço todas sao boas, exceto friends q eu detesto...

outra coisa, achei muito pretencioso vc dizer q O Sitema é muito inteligente para os brasileiros... é foda dizer q isso é completamente falso, mas acho q da forma como vc disse soou como uma generaçizaçao meio escrota..

ah...ia me esquecendo...minha preferida é blossom!!!!!!!!

victorcruel disse...

Acho que vc não entendeu. Eu falo isso porque vc sabe que as pessoas fazem julgamentos sobre os outros com base em pequenas informações que têm delas. Eu coloquei isso porque existe um rótulo de algo do tipo de que quem vê tv é burro.
Eu não justifiquei, só expliquei que a televisão têm muitas coisas boas, motivo pelo qual eu escrevi no post.

Quanto ao Sistema eu ser pretensioso, eu não acho que eu tenha sido. A gente sabe muito bem que é a coisa sexualizada, humilhante e vazia que faz parte do humor "pastelão" brasileiro, o único capaz de fazer sucesso. Quando aparece um humor mais apurado, com piadas que exigem um pouco de raciocínio e bagagem cultural, evidentemente não dá certo. Foi o que aconteceu, o povo não entendeu a proposta e não teve audiência. Não tem audiência, fora do ar. Por isso eu acho inteligente demais para os brasileiros... por que será que a zorra e a praça dão audiência? Se trata de generalização porque é de um público geral que a gente fala, depende dele a permanência de um programa no ar.

Agora, só um negócio. Não é problema só no Brasil a existência de programas muito inteligentes na televisão que são tirados noa ar (eu falo disso quando postar sobre dramas). Mas aqui tá no ponto de se exigir liguagem pra semi-analfabetos.

Mila disse...

eu entendo seu ponto de vista qto as duas coisas, mas é q eu achei, pela forma como vc disse, q soou estranho na primeira (ainda mais por se tratar de vc q, em geral, caga pra opiniao dos outros) e pretencioso na segunda (inteligente demais para brasileiros é meio foda, eu te entendo, mas sei lá...é uma generalizaçao, claro q em se tratando de um programa de tv é preciso pensar de forma geral....enfim..)