terça-feira, 25 de dezembro de 2007

As 7 Maravilhas do Mundo

Merecia um post especial o documentário em 4 partes que eu vi nessa semana, por isso, cá está. Por conta das Olimpíadas de Atenas de 2004, foi anunciada a reconstrução de uma das maravilhas, o Colosso de Rhodes, por isso, a Discovery Channel fez esse impressionante documentário sobre as maravilhas do mundo antigo.

Em primeiro lugar, diversas listas existiram. Mas a original, ou seja, a mais antiga, de onde surgiu inspiração para a criação de outras, é um documento histórico datado da época de Alexandre, o Grande. Nesse texto, tudo era descrito, como formatos, localização e detalhes da importância dos monumentos.
Esse estudo mostra que não se tratam apenas de estátuas e templos antigos, mas de feitos que representavem toda a visão de um homem e explica muito da visão daquelas sociedades. Além disso, pelo fato de maravilharem a todos, essas construções influenciaram a vida moderna com mais força do que se pensa.
Um destaque: o historiador define o que é maravilha, o que eu acho interessante. Maravilha é algo que por sua presença eleva o ser que a observa.
Infelizmente só uma delas permanece em pé, as outras (comprovadamente existiram, não é lenda) já se foram.

1 - Os Jardins Suspensos da Babilônia - o mais lendário e do que menos se sabe. Muito pelo fato de na Mesopotâmia muitas civilizações terem passado depois ao longo fa história. Apesar disso, historiadores afirmam ter encontrado o lugar onde existiu esse suntuoso jardim feito por um Imperador (Nabucodonosor) para sua amada.

2- A Estátua de Zeus - feita em Marfim, existiu até 1300 e pouco. Seus pedaços foram saqueados por mouros e seu templo caiu em um terremoto no mesmo século. Interessante o fato de que essa imagem ( a primeira antropomorfia de um deus ) é a inspiração para o Deus moderno, como um velho barbudo sentado em uma poltrona.

3- Mausoleu de Hernicasso - Uma grande obra que abrigou o Rei turco Mausolo e que foi destruida por católicos.

4- O Colosso de Rhodes - grande estátua que protegia a ilha grega de mesmo nome. Foi destruído por guerras.

5- O Templo de Ártemis - gigantesco templo com centenas de colunas e abrigava a deusa símbolo do feminino, que trazia sorte e fertilidade aos gregos.

6- O Farol de Alexandria - obra extremamente alta que iluminava a cidade para o mar e simbolizava a luz do próprio Império egípcio.

7- As Pirâmides de Gizé - câmaras mortuárias matematicamente perfeitas. Construídas com milhares de toneladas em pedras. Não eram apenas lugares para se guardarem os faraós mortos. Eram um símbolo do poder dele e de que o Império seria perpétuo. Por isso ninguém pode destruí-las, todos se maravilham com elas ao se aproximarem.

Recomendo que assistam. Gostei do tema, vou continuar pesquisando isso e volto por aqui co mais coisas.
As imagens foram retiradas do Google Imagens.

FDL

1 comentários:

Mila disse...

nossa, acho essas coisas muito interessantes tb, mas sempre achei que eram outras as sete maravilhas do mundo antigo....estou confusa...