sábado, 22 de dezembro de 2007

O Natal de Poirot

" As famílias que passam todo o ano separadas, reúnem-se de novo. Deve concordar, meu amigo, que em tais circunstâncias é inevitável uma certa dose de tensão. As pessoas que não se sentem cordiais, violentam-se para parecer cordiais! Por isso há na quadra do Natal uma grande dose de hipocrisia; hipocrisia honrosa, hipocrisia pour le bon motif, c'est entendu, mas apesar de tudo, hipocrisia!
Bem, pessoalmente, não vejo as coisas exactamente assim... -- mumurou o Coronel, em tom duvidoso.
Ah, pois não! -- exclamou Poirot, radiante. Quem as vê assim sou eu, e não o senhor. Pretendi apenas demonstrar-lhe que em tais circunstâncias, tensão mental, malaise física, é provável que assumam, de súbito, uma característica mais séria, antipatias que até então eram moderadas e discordâncias que não ultrapassavam a craveira do trivial. Fingir que somos mais cordiais, mais clementes, mais magnânimos do que na realidade somos, leva-nos, mais cedo ou mais tarde, a dar a impressão errada de que somos mais antipáticos, mais implacáveis e mais desagradáveis do que na realidade somos! Se represamos a torrente do comportamento natural, mon ami, mais cedo ou mais tarde a represa rebenta e dá-se a catástrofe."


Eu terminei de ler agora " O Natal de Poirot". Foi muito legal.
Esse trecho que eu coloquei de epígrafe é uma discussão enntre o Coronel e Poirot. Esse acredita ser o natal uma data propensa a assassinatos. Explica o porquê no trecho.
A história se desenvolve em tema de família, os que se odeiam, se amam, se invejam e se assemelham ou imitam. O milionário e mau-caráter pai de família é assassinado com uma facada na jugular e todos os filhos, cunhadas e netos são suspeitos do crime, seja por ódio, herança ou loucura.
Eu li em dois dias e é impressionante a capacidade que a Agatha Christie teve de prender o leitor. E para os que criticam a leitura, dispensem um livro dela que perderão uma aula de psicologia da primeira linha.
Vale a pena ler, pois critica as hipocrisias das pessoas em época do Natal e ainda valoriza essa festa tão gostosa.
Recomendo.
FDL

2 comentários:

Fernanda disse...

parece ser legal! e concordo com o pensamento do natal ser uma época propensa a assassinatos....tem lógica!!
Bjo otro

Mila disse...

olha, eu n peguei essa historia de o natal ser uma época propensa a assassinatos...não faz sentido pra mim...

quanto ao fato de ser uma época de grande hipocrisia por parte das pessoas, isso é inegavel. e não é só o natal, e sim as festas de fim de ano de um modo geral...

bjks!!!!