segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Italiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaano

Olá
Estou animado porque hoje eu começo meu curso de italiano intensivo de férias, ou sejE, fim das férias.Vou lá pra cidade universitária TODOS os dias na Faculdade de Letras e vou sair craque no italiano.Até mais!!
FDL

domingo, 27 de janeiro de 2008

Novidade

Agora eu coloquei o top da LastFM na barra lateral. Então todas as músicas que eu ouvir vão pro ranking.
A Last FM é tão legal!!
Recomendo.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Top 10 - 2007: Filmes Nacionais

Aproveitando o clima de despedida das férias, eu tenho os últimos top 10 de 2007 pra postar.
Esse foi um ano que eu achei muito fértil no cinema nacional, com filmes que acrescentaram muito ao nosso cinema e que me trouxeram ótimos momentos.
Eu assisti a 13 filmes nacionais. De modo que os filmes do final da lista não são bons como no top 10 de filmes lato. O negócio não foi disputado, hehehe. Mas os do topo são realmente muito bons.

1- Sanemento Básico, o Filme
Muito engraçado e criativo. Uma comédia despretensiosa e com um elenco de primeira. Tem cenas que se eu lembro ainda dou risada.

2- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Tem uma abordagem diferente sobre a ditadura militar. Além de mostrar a sensibilidade do universo infantil ao enfrentar os reflexos diretos e indiretos da luta contra o sistema opressor, temos um bom exemplo da exploração da catarse, ou pão e circo, no termo mais batido. Lamento não ter sido indicado, pois é um filme completo. Mas, como disse, não critico pois não conheço os indicados

3- Cinemas, Aspirinas e Urubus
É uma história sensacional que trata dois indivíduos, dois mundos e duas formas de lidar com a vida opostas, mas com tantos aspectos e sonhos em comum que se completam. É um avanço do cinema nacional.

4- Tropa de Elite
Tirando toda a polêmica que já foi explorada e debatida, todos se posicionam sobre a atuação da polícia. Se o pensamento conduzido pelo filme é correto ou não, não nos cabe discutir, não vou dar lição de intolerância. Mas com todas as limitações possíveis que um filme de ação pode ter, esse é muito eficiente e caiu na boca do povo por ser muito bem feito e supostamente realista (não posso afirmar isso porque não ando em favelas cariocas).

5- Não Por Acaso
Muito sério e existencial. Muito bom! Alguns dormem e outros refletem. O fato é que é um filme para poucos, por favor, sem sentido de superioridade, porque realmente quase ninguém se interessa por assuntos assim. Deve ser parecido como Signo da Cidade, que está nos cinemas agora. Mas além de ser uma declaração de amor a São Paulo é um ótimo filme.

6- Madame Satã
Já é mais mediano, mas a atuação de Lázaro Ramos é impecável, como sempre. Tem no elenco a fenomenal Marcélia Cartaxo, mas eu falo dela mais abaixo. Também é uma boa crítica ao preconceito e a um modo de vida que é completamente negligenciado.

7- O Cheiro do Ralo
É um filme com mais pretensão que conteúdo. Uma promessa maior que o cumprimento. E uma expectativa maior que a satisfação. O Selton Melo é ótimo, mas a história se desenvolve de um jeito tão chato, que fica difícil gostar da reflexão. Tem um quê machadiano nesse filme, acho que eu já disse isso, mas soou como imitação mal feita. Mas quem tiver saco...

8- Caixa 2
É uma comédia meia-boca. Não recomendo pra quem é crítico. Te cara de especial de fim de ano da Globo.

9- O Maior Amor do Mundo
Tá aí outro filme chato. Esse é pior porque não acrescenta nada. Mostra uma favela, um cara que não fala e só pensa, mas a gente não sabe o que ele pensa. Detestei.

10- A Hora da Estrela
É complicado pois foi filmado em uma época de pouquíssimos recursos. Mas tem umas falhas que não são excusáveis, principalmente para fãs da Clarice Lispector. Mas o trabalho da Marcélia Cartaxo como Macabéa é muito bom. No meu post sobre esse file eu explico tudo que me incomodou.

Os outros não citados são: Primo Basílio, Ó Paí Ó e Sal de Prata. Dão deprimentes, não valem comentário. Mas foram postados, é só olhar.

Para esse ano já temos ótimas promessas e um filme que já andou humilhando. Vamos esperar o ano que vem para saber se evoluímos ou não.

FDL

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

São Paulo

Parabéns para São Paulo. Melhor que essa não há!!!!

FDL

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

American Idol

Estreou ontem no Brasil a sétima temporada de American Idol. De todos os programas o único reality que eu gosto mesmo de assistir.

Começou muito bom, engraçado e cheio de pessoas talentosas. É a fase dos testes. Hoje passa de novo. 20h no Sony.

FDL

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Virtua e English/Italian


Hoje eu finalmente conheci a Cidade Universitária. Como o campus do meu curso não fica lá, nunca tive bons motivos para ir.
Mas como eu pretendo começas cursos de idiomas na Faculdade de Letras, eu fui lá hoje. Fui muito bem na prova de inglês e tenho certeza de que vou começar em um nível alto. Além disso, fiz minha matrícula no intensivão de férias para italiano: PARLA!!
Hoje eu instalei o Virtua 4M, é um fuguete isso aqui!!
Bejo otro

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

The Comeback

Ontem eu terminei de assistir à série The Comeback, com a eterna Lisa Kudrow. Foi exibida em 2005 pela HBO, mas eu só consegui legendas em português agora.

Claro que não chegou nem perto do que foi a Phoebe em F.R.I.E.N.D.S., mas é uma série muito boa.
Conta a história de Valerie Cherish, uma atriz que fez muito sucesso no início dos anos 90 e que ficou esse tempo todo afastada da carreira. Mas agora está de volta com uma série de comédia e com um reality show que mostra a sua volta.
As cenas do seriado são todas como se fossem um reality show de verdade, o que é muito interessante, porque em vários momentos você esquece que não existe uma Valerie e que é uma interpretação da Lisa.
A comédia se constrói com o fato de ela não estar acostumada com o meio e não entender que por mais que não esteja velha e feia, as jovens sempre são prioridade. Além disso, ninguém mais quase lembra dela, ou se lembra, não dá importância, pois ela vai trabalhar em um seriado para jovens.
Foi uma pena ter tido apenas 13 episódios, mas o fato é que não teve audiência. Mesmo na tv a cabo, o formato não foi bem recebida pelo público, apesar de aclamada pela crítica.
Parece que é a sina dos ex-friends, fazerem séries de qualidade que não chamem o público. Foi o que aconteceu com o também excelente Matthew Perry na ótima Studio 60 on a Sunset Strip. Vamos torcer pra que Courteney Cox volte com Dirt (prevista para o meio do ano) com todo o gás e elimine essa sina.
Quem puder, assista, pois não foi daquelas séries que terminam sem final, o negócio foi bem amarrado.
FDL

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Galileu - Dezembro de 2007 - Cão

Eu pretendia fazer isso antes, mas não tinha dado. Mas com as férias, e espero conseguir durante o ano, vou comentar as revistas que eu leio.
Hoje eu li a Galileu de dezembro, que falava sobre cães.
Tem uma matéria bem legal sobre mau-hálito, que entre outras coisas, fala que mais da metade das pessoas que acham que tem bafo na verdade não tem. E que a maior parte das vezes não é estômago o problema, como pensam.
Também é discutida uma questão meio controversa, que é a possibilidade da homossexualidade ser genética. É interessante saber que pessoas estudam isso, principalmente usando gêmeos.
Sobre os cachorros foram várias páginas. Foi maomeno. Tem uma história, sobre a evolução, a primeira domesticação com os egípcios, até gente que vai em seção de espírita para tentar fazer contato com o bicho que já morreu. Poderia ter discutido mais a questão do pitbull, que é muito falada no momento e aqui foi tratada de forma superficial.
Tem um estudo sobre o Diabo. Como ele é concebido por diversas religiões e como ele costuma ser manifestado por quem acredita que o viu. Essa matéria foi ótima, pois conta que o demônio é bem lucrativo na indústria do cinema. Tem uma lista enorme de blockbusters com o beuzebu: O Exorcista, Advogado do Diabo, Endiabrado, O Bebê de Rosemary, Constantine(esqueceram A Profecia). E até filme brasileiro, como O Auto da Compadecida.
Eu pulei no meio um texto muito chato que discute se realmente os exercícios físicos nos fazem emagrecer. É um emaranhado de opiniões divergentes de especialistas que deixam a gente confuso sobre o que se está falando.
Por outro lado, no finalzinho, a gente aprende sobre a anatomia. Como foi perseguida (e é) pela Igreja Católica e como é essencial para a medicina.
Também gostei da lista dos 10 maiores roubos de obras de arte da história.

Já li edições melhores, mas está muito boa e os fãs de cachorros com certeza adoraram. Mas a matéria sobre o Diabo e a da anatomia são muito legais.

Espero poder comentar mais as revistas.

FDL

Sra. Henderson Apresenta

Filme: Sra. Henderson Apresenta

Nota: 9,5
Elenco: Judi Dench
Filme muito legal. Um dos benefícios de assinar HBO. Eu já tinha colocado na lista mas não achava, pois ontem a oportunidade apareceu.
Judi Dench, a melhor atriz britânica do momento, foi indicada ao Oscar de 2006 com este filme.
A Sra. Hendersen fica muito entediada após ficar viúva, não suporta bordado e caridades. Por isso compra um teatro e monta espetáculos polêmicos por mostrar mulheres nuas.
Junto disso eclode a 2ª Guerra Mundial, evento que quase destuiu Londres por completo. Nesse tempo, seu teatro servia de distração para militares e para civis.
Uma reviravolta final mostra que essa idéia de teatro não era uma simples futilidade de uma dama da alta sociedade, era uma forma de uma mulher bem a frente de seu tempo dar para o povo o que não teve ou o que não pode dar para quem amava.
Os diálogos e as cenas são impressionantemente bem-feitos e é um filme que eu não vou esquecer. Vale a pena.
FDL

sábado, 19 de janeiro de 2008

Ingresso


Já comprei o ingresso do carnaval!! Que venha!!
FDL

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Meu Nome Não é Johnny

Filme: Meu Nome não é Johnny

Nota: 9,7
Elenco: Selton Melo, Cléo Pires, Julia Lemmertz, Eva Todor, André D'Biase, Rafaela Mandeli, Ângelo Paes Leme, A dona Edith da Terça Insana e o Ezequiel da novela das 8. ah, a Cassia Kiss também.
Eu gostei muito. Sobretudo porque é muito engraçado. As piadas sobre o estilo de vida são muito criativas e rápidas, com um tipo de humor que só o Selton Melo pode fazer. Não faz muito tempo o Selton era apenas um ator talentoso que imitava o Luis Fernando Guimarães. Mas de uns tempos pra cá com certeza ele encontrou o lugar dele, digo também da série "O Sistema".
O filme em si é bem criativo. Você começa percebendo que é mais uma simples história trágica de um cara que, sem juizo de valor, é um vagabundo. Agora, com o passar da trama e ao chegar ao final, a gente se depara com um assunto muito delicado e que foi passado de forma sutil: a recuperação de criminosos.
Muitas pessoas confundem criminosos com bandidos. Na minha opinião os primeiros são aptos a voltar para a sociedade caso recebam instruções e sejam capazes de assimilá-las. Os outros não, seja o motivo qual for: drogas, habitat ou até mesmo genética.
É uma história que pode ser confundida com apologia ao tráfico, mas é justamente o contrário, é um exemplo do que se pode esperar da justiça, não só a mão pesada ou a corrupção.
A gente ficou sem saber se de fato o João se recuperou, embora o final insunue que sim. Mas é uma lição para um país que não sabe quantas oportunidades foram perdidas ou vidas destruídas porque não soube corrigir em vez de simplesmente oprimir.
Não falo como aqueles "direitos humanos só para bandidos". Mas falo que uma sociedade que só mantém a ordem por meio da opressão, deve esperar a mesma desvalorização da vida humana por parte do povo.
Acho que eu escrevi demais. Mas, pelo menos em mim, esse filme gerou a reflexão, por isso provavelmente estará no top 10, pois é completo: engraçado, bem interpretado, inteligente, passa uma idéia e tem uma musiquinha legal.
Não posso deixar de falar da falha que eu percebi: o filme não pode ter medo de ser realista. Então na cena que espancam o japonês no presídio, esconder o homem no meio dos presos enquanto batiam para não mostrar as pancadas já foi ruim, mas não aparecer um sanguinho nos tacos de madeira foi muito mal feito e subestima um pouco o telespectador. Mas apesar de ser falha e não ter desculpa, é pequena no contexto total do livro.
FDL

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Depois que eu fechei esse livro eu nem acreditei. Depois que eu li Harry Potter e a Pedra Filosofal em 2002 eu pensei: "nossa, vai demorar tanto pra eu saber o fim disso tudo, provavelmente com uns 21 anos. Tá tão longe!". Ler esse livro teve mais significados: foi um tapa na cara de que o tempo tá passando.

Eu gostei muito, mas não vou discutir o enredo aqui, não to afim de ver um post quilométrico.
Senti falta de ver HP se formar na escola. Senti falta da escola, na verdade. Além disso, é uma história tão rica em personagens, que poderiam ter sido mais explorados. Ao contrário, ficou cansativo o fato de o foco ser nos três durante o desenvolver de quase toda a trama.
Mas os parabéns para J.K. Rowling, por criar uma história mágica e educativa (por favor, joguem as teorias de falsos críticos literários e falsos burgueses de encontro ao capitalismo pra longe daqui). A capacidade de criar ganchos é incrível, acho que isso se chama poder de narração. De onde menos se espera surge algo interessante. Sem falar o banho de folclore sobre lendas místicas inglesas. E não foi apenas nesse livro, em todos. Foram 7 livros e mais de 3000 páginas, mas não fiquei sem explicação pra nada (sou um leitor atento, sem me achar, mas sou).
Um final excelente e digno desse fenômeno que foi. Vou sentir saudades. E fico mais atordoado quando vejo que definitivamente a vida adulta chegou.

FDL

Voltei

Enfim, voltei. Adorei minha viagem, foi muito relaxante... camarão, peixe, caipirinha, provolone à milanesa, batida, piscina e muito papo...

Mas a vida continua e as férias se encaminham ao fim, com planos que eu espero não frustrar.
Ontem eu tava com vontade de cozinhar, queria fazer lasanha(que ficou muito boa), por isso fui ao mercado comprar alguns igredientes que eu não tinha. Quando cheguei lá vi uma "oferta relâmpago" (relâmpago mesmo, porque o povo correu pra pegar) do iogurte activia por 1 real o pacote com 4. Eu pensei: boa hora pra experimentar. Comrprei o de nozes. MEU DEUS QUE TRECO BOM!!! Quem não experimentou ainda, faça isso... porque além de tudo te ajuda a cagar! Embora eu não precise disso, pois meu intestino vai bem, obrigado. Quando começo o papo escatológico significa que já é hora de sair.
Vou ao cinema hoje... depois comento mais coisas legais, isso se a internet não cair de novo.
FDL

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Viajo

Não postarei nada por alguns dias. Viajo amanhã e não sei quando volto. Até mais, bejo otro, bla, blabla...

FDL

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Zodiac

Acabei de ler o Zodíaco. É um livro interessantíssimo. Grande, 400 páginas de letras minúsculas e bem espalhadas pela página.

É um relato fiel do jornalista Robert Graysmith sobre todos os acontecimentos envolvendo um dos mais perigosos assassinos dos EUA. Pode ter chegado a mais de 40 vítimas.
Além disso, o serial killer enviava cartas provocadoras aos jornais e à polícia, destacando ser mais inteligente que eles. Talvez tenha sido, pois nunca foi descoberta a verdadeira identidade dele. O autor apontatodas as suas desconfianças para um dos inúmeros suspeitos, mas também não é capaz de fazer uma afirmação precisa.
No final o autor explica como foi o processo de adaptação do romance para o cinema, inclusive contando como conheceu Jake Gyllenhal, que o interpretou no filme.
Eu recomendo, mas para os interessados no assunto como eu, para os outros pode ser cansativo (até eu consei um pouco).
FDL

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Piadinha de mau gosto, ou seja, ÓTIMA!

Piadinha de mau gosto, ou seja, ÓTIMA! Obrigado, Mila, por ter mandado! Ela achou que era a minha cara... hheheh

"eu quero morrer como meu avo, dormindo tranquilamente; e nao como os quarenta passageiros q estavam no onibus q ele dirigia...."

FDL

P2 - Sem Saída

Filme: P2 - Sem Saída
Nota: 9
Elenco: ???


Ótimo. Gostei muito. É um suspense de primeira que me deixou nervoso, impaciente e estressado. Não é essa a proposta?
Phoebe disse que não tem história. Eu discordo completamente! Tem sim! Trata-se da noite de natal, uma noite em que todos pensam em si mesmos e esquecem de obrigações. Polícia não funciona direito e não temos segurança. A partir disso um louco desesperado com sua solidão sequestra uma funcionária do prédio em que trabalha e inicia um monte de torturas, que e sua mente sem sentido são carinhos.
Ela, por sua vez luta desesperadamente (e como luta!!) para sair dessa situação de refém.
Não havia segurança, escapatória e a polícia foi muito incompetente. Espera-se que o ser humano seja bom no natal. Mas o ser humano é ruim por natureza...
Gostei muito dessa atriz, vou guardar o rosto para reconhecê-la mais vezes. O ator também fez um excelente trabalho. Esse tem um papel de parede abaixo.
Recomendadíssimo. Só com um detalhe, é um pouco forte na violência, os "sensíveis" evitem

O Mundo Novo

Filme: O Mundo Novo

Nota: 2,5

Elenco: Colin Farrel


Esse filme tentou me vencer, mas não conseguiu. Eu terminei de ver essa merda sem desistir. É impossível gostar disso. São horas de paisagem sem sentido, eras de monólogo interior piegas. Sem contar a péssima atuação do Colin Farrel como Capitão Smith e da desconhecida como Pocahontas.
Desperdício de tempo. São mais quase 3 HORAS de que para nada me serviram. Até o desenho da Disney (bosta) é melhor.
Não recomendo NUNCA!!

FDL

Mais Tranquilo

Eu tava nervoso esperando que uma nota de Constitucional chegasse e chegou hoje. Passei. Também recebi de Civil, eu sabia que tinha passado, mas esperava uma nota melhor.
Agora já passei nas quatro notas que recebi, faltam três: sociologia, introdução ao estudo do direito e tge (a temida)...

FDL

domingo, 6 de janeiro de 2008

Do Inferno

Filme: Do Inferno (From Hell)
Nota: 8
Elenco: Johnny Depp
Eu esperava mais, porque só tinha ouvido elogios. Mas faltou alguma coisa. Acho que informações mais relevantes do que a história focada 100% no investigador.
Sem falar que temos de ter consciência de que é ficção, pois boa parte daquelas coisas não aconteceram, ou não ocorreram daquele jeito.
Mas recomendo.
FDL

Espíritos 2: Você nunca Está Sozinho

Filme: Espíritos 2: Você nunca Está Sozinho
Nota: 3
Elenco: Nissin Miojo... ou seja, merda... (afff.. pidinha infame de japonês...)


Ruim, não recomendo. Gêmeas siamesas que se odeiam e se separam, mas uma morre... a perseguição começa daí... uma boa e uma má (ambas más atrizes).O roteiro é ruim.. pois mostra as irmãs se separando, mas quando uma mata a outra elas estão juntas... como assim????Sem falar que é risível de mal feito. E o primeiro era muito legal....
Não recomendoFDL



FDL

sábado, 5 de janeiro de 2008

Top 10 - Mulheres mais lindas de 2007

1° Diane Kruger








----

2° Eva Green









------
3° Scarlett Johansson








-------
4° Natalie Portman








--------

5° Camila Pitanga










-------

6°Poppy Montgomery









--------

7°Sabrina Sato







-------

8°Eva Longoria








---------

9°Irislene Stefanelli










--------

10°Ana Hickman








FDL

Dois é Bom, Três é Demais

Filme: Dois é Bom, Três é Demais (You, Me and Dupree)
Nota: 7,5
Elenco: Owen Wilson, Kate Hudson, Matt Dilon e Michael Douglas
Tem algumas cenas angraçadas. Mas é muito comum e previsível. O Owen Wilson trabalhou bem como o Dupree (deve ter sido antes da tentativa de suicídio.. hahaha). O final enrola. Mas recomendo para uma tarde chuvosa como a de hoje (apesar de ter visto na madrugada de ontem)...
É a história de um amigo que se hospeda na casa de Matt Dilon, recém-casado com Kate Hudson
... a partir daí tudo dá errado.
FDL

A Bússola de Ouro

Filme: A Bússola de Ouro (The Golden Compass)
Nota: 8,5
Elenco: Nicole Kidman, Daniel Criag, Eva Green e uma menininha muito boa.


Gostei. É uma história fantasiosa bem criativa e inteligente. O visual é lindo e os efeitos perfeitos.
Só acho que filmes em trilogias, mesmo sendo contínuos não devem acabar desse jeito porco.É muito extenso e fica muito focado na menina, fazendo dos outros personagens meros coadjuvantes.
Mas eu recomento ese clicarem nas fotos abaixo tem papéis de parede.