sábado, 26 de janeiro de 2008

Top 10 - 2007: Filmes Nacionais

Aproveitando o clima de despedida das férias, eu tenho os últimos top 10 de 2007 pra postar.
Esse foi um ano que eu achei muito fértil no cinema nacional, com filmes que acrescentaram muito ao nosso cinema e que me trouxeram ótimos momentos.
Eu assisti a 13 filmes nacionais. De modo que os filmes do final da lista não são bons como no top 10 de filmes lato. O negócio não foi disputado, hehehe. Mas os do topo são realmente muito bons.

1- Sanemento Básico, o Filme
Muito engraçado e criativo. Uma comédia despretensiosa e com um elenco de primeira. Tem cenas que se eu lembro ainda dou risada.

2- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Tem uma abordagem diferente sobre a ditadura militar. Além de mostrar a sensibilidade do universo infantil ao enfrentar os reflexos diretos e indiretos da luta contra o sistema opressor, temos um bom exemplo da exploração da catarse, ou pão e circo, no termo mais batido. Lamento não ter sido indicado, pois é um filme completo. Mas, como disse, não critico pois não conheço os indicados

3- Cinemas, Aspirinas e Urubus
É uma história sensacional que trata dois indivíduos, dois mundos e duas formas de lidar com a vida opostas, mas com tantos aspectos e sonhos em comum que se completam. É um avanço do cinema nacional.

4- Tropa de Elite
Tirando toda a polêmica que já foi explorada e debatida, todos se posicionam sobre a atuação da polícia. Se o pensamento conduzido pelo filme é correto ou não, não nos cabe discutir, não vou dar lição de intolerância. Mas com todas as limitações possíveis que um filme de ação pode ter, esse é muito eficiente e caiu na boca do povo por ser muito bem feito e supostamente realista (não posso afirmar isso porque não ando em favelas cariocas).

5- Não Por Acaso
Muito sério e existencial. Muito bom! Alguns dormem e outros refletem. O fato é que é um filme para poucos, por favor, sem sentido de superioridade, porque realmente quase ninguém se interessa por assuntos assim. Deve ser parecido como Signo da Cidade, que está nos cinemas agora. Mas além de ser uma declaração de amor a São Paulo é um ótimo filme.

6- Madame Satã
Já é mais mediano, mas a atuação de Lázaro Ramos é impecável, como sempre. Tem no elenco a fenomenal Marcélia Cartaxo, mas eu falo dela mais abaixo. Também é uma boa crítica ao preconceito e a um modo de vida que é completamente negligenciado.

7- O Cheiro do Ralo
É um filme com mais pretensão que conteúdo. Uma promessa maior que o cumprimento. E uma expectativa maior que a satisfação. O Selton Melo é ótimo, mas a história se desenvolve de um jeito tão chato, que fica difícil gostar da reflexão. Tem um quê machadiano nesse filme, acho que eu já disse isso, mas soou como imitação mal feita. Mas quem tiver saco...

8- Caixa 2
É uma comédia meia-boca. Não recomendo pra quem é crítico. Te cara de especial de fim de ano da Globo.

9- O Maior Amor do Mundo
Tá aí outro filme chato. Esse é pior porque não acrescenta nada. Mostra uma favela, um cara que não fala e só pensa, mas a gente não sabe o que ele pensa. Detestei.

10- A Hora da Estrela
É complicado pois foi filmado em uma época de pouquíssimos recursos. Mas tem umas falhas que não são excusáveis, principalmente para fãs da Clarice Lispector. Mas o trabalho da Marcélia Cartaxo como Macabéa é muito bom. No meu post sobre esse file eu explico tudo que me incomodou.

Os outros não citados são: Primo Basílio, Ó Paí Ó e Sal de Prata. Dão deprimentes, não valem comentário. Mas foram postados, é só olhar.

Para esse ano já temos ótimas promessas e um filme que já andou humilhando. Vamos esperar o ano que vem para saber se evoluímos ou não.

FDL

4 comentários:

Fernanda disse...

Só assisti "O ano..." e "Tropa de Elite" mas quero ver "Saneamento básico", "O cheiro do Ralo", "Não Por acaso" e "A hora da estrela"

Como não assisti a maioria não posso dizer muito oq achei do seu top 10!

depois q eu assistir eu falo..rs
Bjs

Fernanda disse...

Como a Ludimila não tá conseguindo comentar...aqui vai...rs

"eu não assisti todos, mas os q assisti gostei muito. especialmente o cheiro do ralo (q parece que agradou muito mais a mim do que a vc)... o cinema, aspirinas e urubus eu aluguei 5 vezes esse ano e nao consegui assistir em nenhuma delas, acredita?! foda... bjks!"

Mila disse...

pq eu nao consigo comentar aqui???????//

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.