quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Depois que eu fechei esse livro eu nem acreditei. Depois que eu li Harry Potter e a Pedra Filosofal em 2002 eu pensei: "nossa, vai demorar tanto pra eu saber o fim disso tudo, provavelmente com uns 21 anos. Tá tão longe!". Ler esse livro teve mais significados: foi um tapa na cara de que o tempo tá passando.

Eu gostei muito, mas não vou discutir o enredo aqui, não to afim de ver um post quilométrico.
Senti falta de ver HP se formar na escola. Senti falta da escola, na verdade. Além disso, é uma história tão rica em personagens, que poderiam ter sido mais explorados. Ao contrário, ficou cansativo o fato de o foco ser nos três durante o desenvolver de quase toda a trama.
Mas os parabéns para J.K. Rowling, por criar uma história mágica e educativa (por favor, joguem as teorias de falsos críticos literários e falsos burgueses de encontro ao capitalismo pra longe daqui). A capacidade de criar ganchos é incrível, acho que isso se chama poder de narração. De onde menos se espera surge algo interessante. Sem falar o banho de folclore sobre lendas místicas inglesas. E não foi apenas nesse livro, em todos. Foram 7 livros e mais de 3000 páginas, mas não fiquei sem explicação pra nada (sou um leitor atento, sem me achar, mas sou).
Um final excelente e digno desse fenômeno que foi. Vou sentir saudades. E fico mais atordoado quando vejo que definitivamente a vida adulta chegou.

FDL

1 comentários:

Fernanda disse...

Buááá
eu quero mais Harry Potter...
Bom só li o primeiro livro inteiro...mas pretendo ler todos...
mas é triste "saber que acabou"...mmo com as especulações da possibilidade de um oitavo....