domingo, 11 de maio de 2008

Cold Case - Andy in C Minor

Depois de uma semana meio complicada, eu deixei os episódios de séries para o fim de semana. E o último que eu me dispus a assistir foi o de Cold Case. É que a série não andava em uma boa fase.

Eles andaram passando uns episódios meio difíceis de engolir, muito inverossímeis, e os diálogos andavam meio superficiais. Eu até disse que achava a fórmula estar se esgotando. Seria normal, pois eu assisto desde a estréia da primeira temporada, em 2003. Eles já passaram inúmeros episódios memoráveis, que possuem aquela pinta de filme, aliás, seriam um excelente filme com certeza. A trilha sonora sempre foi sensacional, já perdi a conta das vezes que tocaram Oasis, Aeorosmith e afins. Eu conheci várias bandas por meio dessa série, Lifehouse, Snow Patrol, The Fray e mais alguma. Uma coisa tão forte assim pode se esgotar.
Além disso teve a história do episódio dos Justiceiros, que chegou a dar uma polemicazinha no blog e eu não gostei de como a história foi desenvolvida.
Ultimamente ele têm feito episódios que tratam de comunidades isoladas. Foi o caso do episódio dos Justiceiros (as meninas que formavam um "clube das estupradas"), o episódio do grupo Amish, o episódio do grupo nipo-americano e o episódio do grupo neo-nazista. Em todos existe a questão da inclusão do que é diferente, seja um de fora nesses grupos, seja um indivíduo pertencente a esse grupo no mundo de fora.
Esse padrão não existia antes, mas o interessante é que os melhores episódios da temporada foram esses (inclusive o polêmico, por que não?).
O dessa semana foi muito bom, merecia um post, mesmo sem que ninguém leia. Talvez para eu mesmo ler depois.
O episódio dessa semana tem o título de Andy in C Minor e marca o retorno da série depois dos meses de greve dos roteiristas em Hollywood.
E história se passa em um colégio especial para jovens portadores de deficiência auditiva. A questão se repete: como os surdos recebem os que escutam no seu mundo e como eles são recebidos no mundo de quem ouve.
O episódio foi imprevisível (raridade, porque eu costumo adivinhar o assassino no começo do episódio, de tão cliché que já estava). Cheio de reviravoltas e mostra de um jeito muito interessante a questão da aceitação.
Se puderem, assistam, porque eu me arrependi de ter renegado a série nessa semana.
Um detalhe: os atores que interpretaram personagens surdos são realmente surdos.
E, como sempre, a trilha sonora foi destaque: Coldplay (Shiver), John Mayer (Gravity), Jet (Look What You've Done) e The Fray (Look After You). Como sempre, a série destruindo as outras no quesito bom gosto musical.
Espero que isso tenha sido um prelúdio de uma nova fase dessa série, que já foi a minha favorita a alguns anos.
Recomendo.
FDL

1 comentários:

Unknown disse...

Cara, eu AMEI esse episódio! John Mayer matou a pau! E o guri que fez o Andy é ótimo!
Abraços.