Acabei encontrando esse livro por acaso folheando em uma livraria e ele me interessou.
Faz parte de uma coleção que a Editora Globo trouxe de fora, chamada As Grandes Ideias de Todos os Tempos. Fico no aguardo de traduções para O Livro do Crime e O Livro do Sherlock Holmes.
Antes de mais nada, é um livro muito bem feito. Tem capa dura e bonitos desenhos que remetem à literatura de diversas épocas. O papel é daquele nobre, bem agradável de ler (mesmo que algumas pessoas reclamem que o livro fica pesado). Além disso, há uma diagramação bem agradável.
Esse livro é uma espécie de catálogo com uma esquematização da evolução da literatura no mundo todo desde a antiguidade até o que se chama de contemporâneo. Isso já vale, porque temos a oportunidade de conhecer os grandes nomes de países como Índia, China, Austrália, Japão, enfim, supera esse padrão eurocêntrico que estamos acostumados a aprender na escola.
Além disso, são escolhidas diversas obras que são marcantes para momentos da literatura, tal qual seus autores, com informações sobre movimentos literários, contextos históricos, sinopses sintéticas, até mesmo gravuras.
É excelente para consulta, mas resolvi começar a ler em fevereiro aos poucos. Cada dia lia um pouquinho e acabei terminando agora. É muito bom conhecer algumas obras de que só ouvimos falar e termos mais informações sobre elas. Às vezes superamos alguns preconceitos literários e posso afirmar com toda a certeza que esse livro fez despertar meu interesse para vários livros pelos quais eu jamais imaginei ir atrás.
Não vai deixar ninguém especialista em literatura nem nada, mas é sobretudo um caminho para quem está começando ou quem quer conhecer melhor a literatura internacional.
Há pouco sobre a literatura brasileira. Poderiam fazer um sobre o tema. Seria valioso.
Recomendo esse livro. Não me arrependi da compra.
FDL
0 comentários:
Postar um comentário