sábado, 3 de março de 2018

A Vida Que Enterramos – Allen Eskens

“ – Joe – disse ele, por fim – você sabe o que é um depoimento in extremis?

Eu não sabia, mas arrisquei.

– É um depoimento feito por alguém que está à beira da morte?

– É um termo jurídico. Se um home sussurra o nome de seu assassino e a seguir morre, isso é considerado uma prova sólida, porque existe a crença, um entendimento, de que uma pessoa que está à beira da morte não quer morrer com uma mentira na ponta da língua. Nenhum pecado poderia ser maior do que um pecado que não pode ser retificado, um pecado que a pessoa nunca chega a confessar. Então essa.... essa conversa com você... é meu depoimento in extremis. Eu não me importo se alguém vai ler o que você escrever. Eu não dou a mínima nem se você vai ou não escrever alguma coisa. – Carl contraiu os lábios, seu olhar fixo procurando algo ao longe, muito além do cenário imediato, e havia um ligeiro tremor em suas palavras. – Preciso dizer as palavras em voz alta. Preciso contar a verdade sobre o que aconteceu tantos anos atrás. Preciso contar a alguém a verdade sobre o que eu fiz.”

Allen Eskens

a vida que enterramosO estudante Joe Talbert tem um trabalho da faculdade e deve escrever uma redação sobre uma biografia. Acaba se deparando com um senhor chamado Carl Iverson, que está à beira da morte por conta de um câncer.

Carl foi condenado por um estupro e homicídio anos atrás e aceita fazer um depoimento a Joe antes de morrer.

Interessado no crime, crendo na inocência de Carl, Joe acaba investigando novamente o caso que ocorreu no passado. Com isso, acaba se envolvendo em sérios perigos. Além disso, tem de superar seus próprios dramas familiares com sua mãe interesseira, seu irmão autista e um padrasto violento.

Esse livro eu ganhei de um amigo e acabei passando na frente para conhecer.

É um suspense comum. Não há nada demais. Há até algumas falhas em como um estudante resolve sozinho um mistério que a polícia, experiente e com os fatos frescos não conseguiu resolver? Enfim.

De todo modo, o suspense prendeu e eu li rapidinho. Vale como uma diversão e a obra é despretensiosa mesmo. É curto, sem enrolação e os personagens não ficam fazendo muita merda.

Fica mais um para a coleção.

FDL

0 comentários: