segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Em Defesa de Jacob – William Landay

Capa Em Defesa de Jacob V3 RB.ai“— Muito bem, Jacob, sua mãe tem razão. Talvez seja melhor mesmo pararmos aqui. Não quero incomodá-lo. Mas quero que reflita sobre uma coisa. Toda esta sua história pode ter parecido boa quando a contou dentro de sua cabeça, sozinho no seu quarto. Mas as coisas tendem a soar diferentes sob interrogatório. E juro a você que o que estamos fazendo aqui é moleza perto do que Neal Logiudice fará com você caso venha a depor. Eu estou do seu lado; Logiudice não. Sou também um cara legal; já Logiudice... bem, ele tem um trabalho a fazer. Agora, acho que o que está prestes a me contar é que, diante daquele corpo caído de bruços com sangue escorrendo de três ferimentos no peito, você de alguma maneira conseguiu enfiar o braço por baixo do corpo de modo que conseguisse deixar uma única impressão digital do polegar dentro do agasalho de Ben... mas, quando puxou o braço de volta, não havia nenhum vestígio de sangue nele, de forma que, quando apareceu na escola alguns minutos depois, ninguém pensou que houvesse nada de errado. Agora, se você fosse um jurado, o que pensaria desta história?”

William Landay

Já faz uns dois anos que eu vi esse livro numa livraria e me interessei muito pela sinopse.

O promotor Andy Barber é designado para investigar o assassinato do jovem Ben, de 14 anos. O que não desconfiava é que seu próprio filho, Jacob, acabaria se tornando o suspeito do crime. Além disso, o promotor Neal Logiudice vai cair matando no caso para roubar o lugar de Andy Barber como principal promotor da cidade, utilizando o julgamento como vitrine.

jacob2

O livro é cheio de nuances e detalhes. Realmente foi escrito com muito esmero e atenção. Só que é excessivamente longo e prolixo.

Há situações em que o autor se repete ou que enche páginas com informações de pouca ou nenhuma relevância.

Ainda assim, foi um bom livro de ler e o personagem Jacob é cheio de mistérios e dualidades que sempre caem bem em literatura.

A questão da hereditariedade nos instintos assassinos foi bem tratada, sobretudo sobre a nebulosidade que esse assunto tem.

O final foi muito bom, mas não é uma surpresa. O livro é todo construído para culminar em uma situação assim.

É um livro bastante violento e de uma psicologia agressiva. Gosto desse estilo.

Recomendo aos fãs do gênero.

FDL

0 comentários: