domingo, 21 de fevereiro de 2016

O Homem Irracional

o homem irracionalFilme: O Homem Irracional ( Irrational Man )
Nota: 9
Elenco: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey
Ano: 2015
Direção: Woody Allen

 

 

 

 

 

Woody Allen segue sua tradição de lançar um filme por ano. Dessa vez fez repeteco com a estrela principal, Emma Stone. Não reclamo, porque ela é uma das melhores da geração dela.

O Homem Irracional é um filme que dividiu várias opiniões. O fato é que tem muita gente dizendo que o tempo bom do diretor já passou, que ele devia parar de lançar filmes com essa frequência alta porque está claramente com pouca inspiração.

Não concordo e achei O Homem Irracional um excelente filme. Eis os motivos.

As referências e as repetições são claras e evidentes. Mas eu não vejo isso como uma falta de inspiração e sim como uma tradição de um criador de arte que tem seu próprio estilo.

Woody Allen já falou várias vezes sobre a relação moral de culpa sobre quem comete um homicídio. Mesmo conhecendo só uma fração, sobretudo mais atual, da obra dele, já o vi tratar outras duas vezes do tema. E também havia referência a Dostoievski.

Claro que a relação de mestre e protegido lembra Tudo Pode Dar Certo e claro que o plano deliberado de morte lembra O Sonho de Cassandra ou Match Point. Mas são filmes diferentes, com personagens construídos de formas diversas e divergem completamente no desfecho.

Aliás, o desfecho desse filme, altamente irônico, revela a genialidade de Woody Allen: justamente a lanterna, a luz, mata o mestre.

Há diversas referências a filósofos e meu conhecimento de filosofia é bem limitado. Mas mesmo assim nós tiramos boas experiências do filme, não lições, até porque o próprio Woody Allen diria que se tem nada pra aprender mesmo.

Mal vejo a hora de assistir ao próximo filme de Woody Allen, seja um romance de pessoas desajustadas, seja uma mistura do onírico com o telúrico, seja como hoje foi, uma experiência sobre a moral e a violência do homem.

Até o filme menos original dele é melhor que muita coisa por aí.

FDL

0 comentários: