sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A Acusada

lucia de bFilme: A Acusada (Lucia de B)
Nota: 10
Elenco: a protagonista se chama Ariane Schluter
Ano: 2014
Direção: Paula van der Oest

 

 

 

 

 

Eu gostaria de saber por que eu assisto a esse tipo de filme. A vida tá fácil demais e eu preciso dar uma reduzida na felicidade? Certamente não!

A questão é que esse tipo de história chama a nossa atenção e o tema criminal me é muito caro.

Lucia de B (me recuso a falar esse nome traduzido e equivocado) é um filme sobre erro judiciário. Só que vai muito além disso.

Lucia é uma dedicada enfermeira em um hospital respeitado na Holanda. Todavia, suspeitas começam a recair sobre ela depois que algumas crianças morreram sob seus cuidados e tanto a direção do hospital quanto policiais e promotores caem matando em cima dela.

Depois disso já sabemos o que acontece, né? Notícias na mídia, os famosos “perfis pessoais”, buscas policiais na casa, prisões processuais como antecipação de pena e muita situação obscura nas investigações.

Ariane Schluter dá o plus que esse filme precisava. Ela mostra a Lucia fria e analítica que todos criticam, as também explora com muita sensibilidade a mulher destruída por um sistema construído não para fazer justiça, mas para punir como um rolo compressor. Há muita sensibilidade latente.

Não vou falar do final, mas é impressionante. A humanidade tem várias nuances e eu gosto muito de ver um filme que sabe se aprofundar.

Só vou ressaltar que esse tipo de obra mostra que o problema prisional e criminal não é exclusivamente brasileiro, estamos falando de Europa.

Filme que vai ficar marcado na minha memória por muito tempo.

Recomendo muito.

FDL

0 comentários: