Filme: Into The Abyss
Ano: 2011
Direção: Werner Herzog
Soube da existência desse documentário pela internet nesses dias e, pelo tema, tive de assistir.
O assunto é a pena de morte, mas a perspectiva nesse filme é a de um caso concreto, real. Foram entrevistados dois jovens, acusados de cometer três homicídios. Um deles foi condenado à pena capital e outro à prisão perpétua.
A partir daí, mostram-se detalhes do crime, entrevistaram os familiares das vítimas e dos condenados e foi construído um quadro para que compreendêssemos essa tragédia que nunca parece terminar.
Um tema como esse possui milhões de questões complexas, então nem vou entrar nisso. Mas o documentário explora as diferentes opiniões, a questão das famílias, a retribuição, o processo do corredor da morte, até mesmo uma opinião pessoal do policial que executa as penas. Isso sim faz o documentário valer a pena.
Claro que a postura do filme é em se manifestar contra a pena de morte, mas ainda sim temos um depoimento forte da filha de uma das vítimas, completamente a favor da punição, chegando até a assistir.
Outra cena que realmente me impressionou é o relato do pai de um dos condenados, o que teve pena de prisão perpétua. Ele sempre esteve preso e nunca foi um referencial ao filho, que sempre esteve envolvido com crimes. Seu depoimento serviu para o júri não estabelecer a pena capital ao seu filho. O depoimento dele é verdadeiro e cheio de lição de vida, mostrando como a criminalidade traz toda uma bagagem na história de uma pessoa, não simplesmente uma decisão em um determinado momento.
Into The Abyss faz a gente refletir muito sobre essas penas e, por isso, recomendo muito.
FDL
0 comentários:
Postar um comentário