segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2 Filme: Tropa de Elite 2
Elenco: Wagner Moura, André Matos, Maria Ribeiro e outros.
Nota: 9,0
Ano: 2010
Direção: José Padilha

 

 

 

 

 

Estou de volta aos comentários. Mesmo comentando filmes que eu vi há algumas semanas, mas não posso deixar passar.

Esse filme foi um dos grandes destaques do ano. O filme Tropa de Elite já tinha deixado sua marca no cinema nacional ao mostrar a dinâmica da polícia carioca nos morros e o status de guerra que as ações tomam.

Com as polêmicas envolvendo a repressão e uma discussão completamente atual, mesmo quem não gostou do filme passou a discutir o assunto, motivo pelo qual eu considero um grande sucesso e de utilidade pública. É para filmes assim que as verbas públicas devem ser direcionadas nos subsídios.

O segundo filme ampliou a discussão. Não consigo não falar que é cheio de coincidências. Eu estava estudando assuntos tratados nesse filme na faculdade, em criminologia, sobretudo sobre o encarceramento e a repressão criminal que é falada pelo “cara dos direitos humanos”.

Deixando o mérito da discussão de lado, senão escreveria o dia todo aqui, é um tema que vai além da superfície tratada no primeiro filme. O próprio Capitão Nascimento questiona que guerra é essa em que ele batalha? Ou para quem ele arrisca a própria vida?

Isso é tão atual que por mais uma coincidência a vida colocou em realidade o que a ficção apenas ilustrou. O Rio de Janeiro teve uma onda de violência grande e resultou na tomada de morros para tentar conter o tráfico, resultando em mortes, prisões, apreensões e um espetáculo para a mídia.

Antes fosse só um cinema de denúncia, coisa que nós sabemos ser ponto forte do Brasil. Mas o tema da malandragem é bem explorado, sendo um filme engraçado em alguns momentos, sobretudo com as gírias dos personagens ou com as ironias na narração do Capitão Nascimento.

A trama do filme, embora meio novelesca (ex-mulher casando com seu maior inimigo), foi bem interessante e o final, uma denúncia na política, onde alguém finalmente cria coragem e joga merda do ventilador, foi realmente interessante.

Por enquanto, temos muitos justiceiros que têm coragem apenas para subir no morro e atirar em quem usa chinelo, quero ver quem tem a fúria de enfrentar os engravatados da política… só assim há alguma mudança nesse país.

FDL

0 comentários: