sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado

images

A autora é a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

Essa autora tem uma série de livros que tratam de relevantes aspectos da psicologia e da psiquiatria de forma simples, em linguagem acessível a quem não tem conhecimento técnico da área.

Outros temas da “moda” que ela trata são o Bullying, o TOC e mais.

As definições sobre o psicopata são claras. Além disso, ela fornece características de comportamento, de histórico e de consequências.

É falado sobre o fato de não haver tratamento.

Achei interessante a postura de que critica a postura do estado em suas políticas por não compreender essa situação de não haver tratamento, o que torna as penas inócuas.

São descritos casos reais onde as consequências do contato com um psicopata podem ser verificadas.

É feito um esforço grande em demonstrar que nem sempre estamos falando de assassinos perigosos ou de bandidos de alta periculosidade. Não por isso as consequências deixam de ser desastrosas.

São descritas condutas de pessoas famosas que podem ser psicopatas, como Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniela Perez.

Achei interessantíssima a descrição de psicopatas jovens, até crianças, já que os traços são revelados desde o começo.

Não dá pra negar que a linguagem é repetitiva, com frases escritas exaustivamente por diversas vezes de forma idêntica em diferentes passagens do livro.

Além disso, em algumas situações percebi um pouco de enxeção de linguiça.

Mesmo assim é um bom guia, uma boa lição para quem não atua diretamente com a psiquiatria ou a psicologia, já que é um assunto de utilidade pública. Afinal, quem está absolutamente seguro de que nunca encontrou ou vai encontrar com um psicopata durante a vida?

FDL

0 comentários: