domingo, 21 de novembro de 2010

Livro: A Prova é a Testemunha - Ilana Casoy

A_PROVA_e_A_TESTEMUNHADesde o julgamento dos Nardoni eu soube que a Ilana Casoy estava acompanhando e que haveria um novo livro sobre isso.

Saiu relativamente rápido e por Ilana prescindir de detalhes inúteis, é uma obra compacta.

Todavia, cada letra do livro é uma análise do caso que parou o país. Ilana analisa todo o caso. Primeiro fala sobre a eleição do caso à "opinião pública". Depois fala de seu contato com o caso e com o processo. Analisa as pessoas no julgamento e narra o verdadeiro show de entretenimento que foi feito com esse caso de grande comoção pública.

Confesso que nunca achei que esse livro me inspiraria a nada. Mas inspirou e me fez até mudar a linha da minha tese de conclusão de curso, dada a riqueza de detalhes que esse caso trouxe.

O livro em si é excelente, leitura flui em um dia só e conhecemos a triste história dessa pobre menina que foi assassinada pelo pai e pela madrasta. O rigor da lei foi pesado com eles, mas nada se compara com o julgamento das pessoas, da imprensa e até das famílias, que demonstraram ser uma forte e merecida pena.

É rica também a análise do comportamento de todos os envolvidos nesse júri, algo que Ilana Casoy é especialista em fazer e demonstra cada vez mais um impressionante conhecimento da natureza humana.

Me sinto contente em ser um estudante de direito, em especial criminal e ter uma obra dessa disponível para ler.

FDL

0 comentários: