domingo, 28 de outubro de 2007

Jogos Mortais 4

Filme: Jogos Mortais 4 (Saw 4)
Nota: 8,5
Elenco: ninguém conhecido, a não ser o cara de Gilmore Girls que eu não lembro o nome

Destaque: tive que adicionar dois posteres, são muito legais e eu não consegui escolher.

Ficou abaixo dos outros três no conjunto. Só que teve qualidades.
Como disse minha amiga Pheebs, nesse eles se superaram nas armadilhas e engenhocas... sobretudo, na minha opinião a do gelo no final.
Destaque para o exame post mortem no começo do filme, que ficou muito realista, embora eu nunca tenha presenciado um. Aquela história de pegar acontecimentos e pessoas banais do passado e transformá-los em importantes ainda está presente. E, para quem não assistiu ainda, conselho: continue sem confiar no tempo... o tempo real é diferente do mostrado na tela.
O problema foi a trama complicada demais, passou do ponto.
E acho que o mais importante deste post é o que eu vou dizer agora: é um filme bom, de uma seqüencia de excelentes. Eu não suporto essa história de tratarem os filmes de terror como inferiores só porque não existe filosofia ou temáticas "sérias" neles. É um foco diferente com uma proposta diferente. Se fez o seu trabalho de maneira criativa, coerente e bem-feita, é um grande filme.
Por isso que eu acho os "Jogos Mortais" sensacionais. São filmes para pessoas inteligentes, que gostam de se envolver em tramas que remetem o ser humano ao seu aspecto animalesco. Não suporto críticas superficiais ou moralistas de quem diz se gosta ou não de cinema com uma revista de crítica em baixo do braço.
O maior problema que eu vejo aqui é sobre o gancho para uma seqüência. O gostinho de quero mais é essencial, e sempre foi feito na medida perfeita aqui. Só que nesse caso, o gostinho de quero mais se fez para que você entendesse acontecimentos desse mesmo filme, e isso não é bom. Filme é uma coisa e seriado é outra. Deixe assuntos em aberto para serem explorados depois sem comprometer o desenvolvimento do atual. Diversas situações não tem sentido sem nós sabermos que existe previsão de pelo menos mais 5 filmes no futuro.
Filme é uma coisa, seriado é outra.
FDL

1 comentários:

Fernanda disse...

realmente bom....e muito complicado...mas td bem...
que os jogos continuem...