quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Notas Sobre um Escândalo

Filme: Notas Sobre um Escândalo

Nota: 9,5
Elenco: Cate Blanchett ( Senhor dos Anéis, O aviador, Babel, Elizabeth ) e Judi Dench ( A chefe do 007 ).



Esse filme é espetacular. Fazia tempo que eu não via alguma coisa assim. Tem cara de drama existencial mas se revela um suspense psicológico dos melhores.

Barbra Covett é uma solitária e solteirona professora de uma escola pobre norte-americana. Todos a temem e de uma certa forma respeitam pelo seu jeito rígido e desafiador. A situação se transforma quando a nova professora de artes chega ao colégio. Sheba Hart chama a atenção pela sua beleza e pela sua ainda doçura, já que não foi contaminada pela amargura do lugar.
A partir daí, ao observar Sheba, Barbara começa a fazer em seu diário anotações sobre ela que tendem a mostrar sua solidão e o desespero por companhia. Assim, força uma amizade com Sheba que passa depois de um tempo a ser doentia, mostrando o comportamento psicótico da velha professora.

Assim, se desenrola uma história rica em personagens esféricos, com um enredo que mistura a solidão, lesbianismo, psicopatia e vários assuntos indigestos para a sociedade "perfeita" e incapaz de aceitar o diferente, sobretudo perseguindo-o. As atuações são impecáveis e estamos falando de um elenco campeão de Oscar e de um monte de prêmios mais respeitados. Recomendo muito, chega a ser necessário, principalmente pelo modo de que são tratados tantos temas delicados.

FDL

1 comentários:

Mila disse...

não li o post pq ainda não vi o filme...

qdo assistir te falo

bjs