quarta-feira, 16 de julho de 2008

A Outra

aoutra-posterFilme: A Outra ( The Other Boleyn Girl )
Nota: 10
Elenco: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana e Jim Sturgess.
Ano: 2008
Direção: Justin Chadwick

Finalmente, depois de um ano bem devagarzinho em cinema, o primeiro nota 10. Não estou sendo bonzinho, o filme realmente é digno dessa nota, é impecável.
Primeiramente, é muito difícil lidar com temas históricos, porque nem sempre a história é cinematográfica e os diretores caem em pecado ao abordar a história de forma desrespeitosa, como foi feito em Marie Antonniette.
aoutra-1Nesse caso, a época de Henrique VIII é tão cheia de fat  os mirabolantes que isso não foi problema, mas somando isso a uma grande competência na abordagem, o filme se torna perfeito.
O elenco é espetacular, com exceção do Eric Bana, que apesar de ter trabalhado bem no filme, é um ator bem limitadinho. As duas irmãs, que são duas sensações do momento no cinema, fazem jus às expectativas, porque ambos os papéis eram densos e muito difíceis de interpretar.

aoutra-2Eu também tive um pouco de medo de não gostar pois eu já acompanho a série The Tudors, que trata exatamente do mesmo assunto. Eu sabia que a série tinha cometido erros de história conscientes, para tornar o seriado mais comercial, um erro, mas compreensível. O filme não parece ter feito isso, embora eu não conheça tudo daquela época. Só sei que pelo mesmo motivo do seriado, o rei não era gordo ( o verdadeiro era um balofo ).
Eu não conhecia o fim da história, porque a seriado não terminou ainda e também nunca tinha ouvido falar. Isso tornou o filme ainda mais emocionante.

In Columbia Pictures’/Focus Features’ The Other Boleyn Girl, George Boleyn (Jim Sturgess, pictured), brother of Anne and Mary, finds his fortune in the king’s court rising and falling with his sisters’ successes and failures.  The film is directed by Justin Chadwick from a screenplay by Peter Morgan, based on the novel by Philippa Gregory.  Alison Owen produces.  Executive producers are Scott Rudin and David M. Thompson.Assitir a filmes ou ler sobre essa época é sempre um prazer, porque a gente observa que mesmo com o passar dos séculos e diversas mudanças, o ser humano é o mesmo: mesquinho, egoísta, frágil e manipulador. Ninguém no filme é mau, ninguém é bom, todos querem é defender o que é seu. Não é assim? Não foi sempre assim?

O visual do filme é impecável, e os diálogos não insultam o telespectador de forma alguma. Sim, porque parece moda atualmente os filmes fazerem isso: ou usar linguagem para semi-analfabetos ou inventar coisas que não fazem sentido nenhum só para ofender quem assiste e não entende.

Recomendo muito.

FDL

2 comentários:

Mila disse...

eu quero muito ver!!! a natalie portman é a melhor atriz de sua geraçao... e o jim sturges promete!!

Unknown disse...

Eu vi esse filme,achei extraordinário e concordo com tudo que você disse,exceto o fato de que Eric Bana é limitado. Eu o acho um ótimo ator,um dos melhores do século XXI , e claro,lindo de morrer.