sexta-feira, 25 de julho de 2008

Meu Tio Matou Um Cara

meu-tio-matou-um-cara-poster Filme: Meu Tio Matou um Cara
Nota: 9
Elenco: Lázaro Ramos, Darlan Cunha, Dira Paes, Aílton Graça e Deborah Seco. Além de alguns iniciantes.
Ano: 2004
Direção: Jorge Furtado

Passou na Globo, acho que no domingo. Eu tive que assistir de novo. Esse filme é muito legal. Por isso, resolvi postar.
Eu acho que sou um dos poucos defensores do cinema de denúncia brasileiro. Eu digo isso porque todo mundo aparece com aquele papinho: "Ah, os filmes brasileiros só mostram miséria e maloqueiro" "O que os estrangeiros vão pensar da gente?". Eu acho isso uma grande besteira.O cinema é um instrumento que pode ser de denúncia sim, e deve ser usado como tal. Vamos dizer que as coisas mostradas são mentirosas? Claro que não.
O problema é que deve existir mais espaço para outro tipo de abordagem, e com a melhora do nosso cinema de uns 10 anos para cá, nós vemos ótimos filmes como Meu Tio Matou um Cara.
meutiomatouumcara_02 É uma história de adolescentes muito, mas muito bem dirigida. Não é difícil, não é de gargalhar, mas é muito legal. Trata de um menino que tem mania de jogar games de detetives e atua mais ou menos como um quando o seu tio é preso por assumir que matou um homem. A história é leve e tem várias passagens com um humor inteligente.
meutiomatouumcara_03 A trilha sonora é muito boa também, com Nando Reis - Por Onde Andei, Caetano Veloso - Pra te Lembrar e o clássico Zéu Brito - Soraia Queimada. Isso se eu não esqueci de alguma.
Vale a pena ver e rever.

meutiomatouumcara_04

1 comentários:

Mila disse...

Eu odiei esse filme. Assisti já faz algum tempo, e apesar de toda a admiração que tenho pelo talento do lázaro ramos nem ele é capaz de salvar esse filme.