terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira

cegueira-poster Filme: Ensaio Sobre a Cegueira ( Blindness )
Nota: 9,5
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover e Alice Braga ( linda e demais de atriz!)
Ano: 2008
Direção: Fernando Meirelles.

Já faz algumas semanas que eu vi, mas merecia um post decente e eu também esperava ler o livro antes de postar, mas não deu. Quem sabe depois de ler eu comente por aqui uma comparação entre os dois.

Foi um excelente filme, sobretudo pela história, que é ao mesmo tempo crua, também é sofisticada. O elenco eu considero bom, apesar de não ser muito fanático pelo Mark Ruffalo ( que mais atrapalhou em Zodíaco do que ajudou ). No entanto, tem Julianne Moore, que é excelente, Gael García, que dispensa comentários e a Alice Braga, que já é uma celebridade.

Essas histórias que remetem o humano ao animalesco sempre chamam a minha atenção, acho que eu gosto de ver os instintos que a gente esconde por detrás da educação ou das exigências da vida em sociedade. Mas o que acontece se a sociedade inteira perdesse um dos seus sentidos? Veja o filme e descubra a opinião do José Saramago.cegueira-1

É forte, com cenas que realmente causam desconforto aos mais fracos. Mas na sala do lado existe uma animação em 3D bobinha que faz as pessoas se divertirem e seguirem suas vidas sem refletir muito. Só que já tá mais do que provado: filmes são um excelente instrumento de expressão, não necessariamente catártica.

Digo isso porque na estréia do filme nos EUA alguma associação de deficientes visuais fez protestos sob alegação de que o filme "deteriora" a imagem do cego. De acordo com eles, os cegos do filme são tratados como animais e isso não acontece. Aposto que eles não entenderam a proposta ou querem fazer barulho apenas.cegueira-2

A idéia não é a de que cegos são animais inúteis que não conseguem tomar banho. Primeiramente: tranque pessoas sem qualquer tipo de limitação e observe: uma vai querer engolir a outra e fazer de tudo para ter liderança e mantê-la. Some-se a isso, uma cegueira que acabou de chegar e ainda não é adaptada.

Claro que cegos são capazes de muitas coisas, mas para isso precisa-se de aprendizado, uma reeducação de como viver. A idéia é justamente a privação abrupta e generalizada, somada a um confinamento.

cegueira-3

Acho, novamente, que o debate é válido. Que discussão gera um filme como Velozes e Furiosos? Acho bom a gente romper os preconceitos tanto de um lado como o de outro e perceber como existem várias possibilidades no cinema. Por isso, considero que esse filme é excelente tanto pela história adaptada quanto pelo seu desenvolvimento em si, fiquei orgulhoso de ver uma obra de tanta qualidade ter sido feita por um brasileiro e com cenas muito interessantes no centro de nossa fodástica São Paulo.

Recomendadíssimo.

1 comentários:

Mila disse...

eu achei o filme esétacular também.
quanto às críticas, essa da associaçao de deficiente visuais dos eua é uma das coisas mais burras que eu já li (empatada com a interpretaçao que as pessoas deram a tropa de elite, como se o filme fosse uma apologia à açao do bope, quando na verdade trata-se de uma crítica). como disse o proprio fernando meirelles, o filme fala dos instintos humanos, de uma forma que considero brilhante. e aí vem o que vc disse, victor, a animalização do homem.

quanto às atuações, sao todas excelentes, até porque os atores são notoriamente competentes. nao achei que o mark ruffalo tenha atrapalhado zodiaco, no maximo pode-se dizer q ele nao ajudou...

por fim, concordo com você sobre a importancia de filmes com conteudo que permitem um debate. claro que futilidades e inutilidades de vez em quando sao até necessarias pra distrair, mas arte, ao menos como eu a compreendo, tem que te trazer algum sentimento, qualquer que seja, mas tem que envolver sentimento, alma..