quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Os Aspones

aspones

Assisti à curta e única temporada de Os Aspones nessa semana. Apenas 7 episódios de menos de meia hora.

Foi a comédia que Fernanda Young e Alexandre Machado fizeram em 2004 para suprir o horário deixado por Os Normais (também deles).

Acho que a comparação com o anterior pesou pelo fato de ser muito superior ao segundo. Mas eu achei muito bom e com muitas tiradas inteligentes e de uma ironia que a gente só consegue ver com esses autores.

A história se passa no FMDO ( Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios ), uma repartição do Governo Federal em Brasília em que não se tem nada pra fazer, absolutamente nada. O novo chefe, Tales ( Selton Melo ) chega com a sua estagiária Leda Maria ( Andreá Beltrão ) e se depara com um grupo de funcionários chatos, mal humorados e completamente cheios de má vontade (coisa rara entre o funcionalismo público. Os outros funcionários, completando o elenco são Anete ( Marisa Orth ), Moira ( Drica Moraes ) e Caio ( Pedro Paulo Rangel ).

Acima de tudo, é uma comédia de escritório. Aposto que todo mundo já passou por situações estranhas como essas, por exemplo, o chefe encrencar com alguma pessoa sempre, memorandos que ninguém entende, o chefe se fazendo de bonzinho e falando que pra tudo tem hora e lugar, fofocas no banheiro, acusar a funcionária que se dá melhor com o chefe de querer dar pra ele.. etc...

Destaque para o último episódio, em que tem o top 10 de paranóias de escritório, entre elas, pensar que deixou cheiro ruim no banheiro, ter mania de estar sendo ouvido, gente te olhando estranho, etc...

Eu adoro como eles realmente captaram a burocracia e ficou igualzinho, sabe? Aquelas pessoas vestidas de marrom falando coisas do tipo: "Se o senhor não trouxer a cópia autenticada do atestado de reservista como eu vou saber se o senhor está em dia com as obrigações militares?"

Ironia é a música de abertura.. aquela que é assim: "Se você pensa, que meu coração é de papel... não vá pensando, pois não é...". Eles tem que levantar a bandeira todo dia... é nessa hora que eles fazem mais besteiras, mostrando que naquele lugar ninguém respeita o país.

O negócio fica legal quando eles se cansam dessa cidade cheia de gente sem ter o que fazer como Brasília e usam os tais documentos obrigatórios do FMDO para descobrir pessoas safadas e poder esculhambá-las.. e é o que fazem, dando o nome novo ao FMDO para Falar Mal Dos Outros.

Só que eles descobrem que não tem muita moral pra falar mal dos outros não...

Lamento não terem dado uma chance pra eles, poderia ter rendido mais.. 7 episódios é pouco, não dá tempo pra poder criar uma história. E ver que A Diarista, Zorra Total e Faça a Sua História ficam tanto tempo no ar... coisas da Globo...

FDL

0 comentários: