domingo, 12 de outubro de 2008

Feriado da Hipocrisia

Hoje eu tava voltando do shopping do almoço e vi uma coisa que me pareceu inocente no começo, mas que quando eu pensei depois, me incomodou muito. Vou explicar, mas antes, quero deixar coisas claras aqui:

1 - Sou contra feriados religiosos. O país é laico, e, sendo assim, deve respeitar a pluralidade não fazendo diferenças.

2 - Não se consideram as maiorias detentoras de mais direitos somente por os serem.

3 - Não existe certo ou errado, mas deve existir o respeito pela opinião dos outros, para que a gente não pense que somos especiais, já que todo mundo é igual.

Quando eu  estava no caminho, um grupo com evangélicos veio me entregar um jornal com aquela cara de: "Vamos conversar sobre Deus para tirar você desse caminho do inferno?". Como eu acho que Deus não gosta de destruir árvores em nome de sua fé, eu recusei o jornal. Além disso, recusei por saber o conteúdo dele  e não concordar nem um pouco com a doutrina. Será que eu posso?

No resto do caminho, vi do outro lado da rua um grupo igualzinho fazendo o mesmo. Na minha rua, fui parado de novo por outras pessoas com o mesmo propósito.

Depois disso eu percebi: hoje é um feriado bem incômodo aos evangélicos. Daí vem o meu incômodo.

Eu concordo que eles não sejam obrigados a comungar da fé católica e concordo que os católicos não possuem nada de especial a ponto de terem o monopólio dos feriados e das comemorações religiosas no país. Mas não era esse o ponto deles.

Eles acreditam que celebrar o feriado da santa padroeira da religião faz parte do conjunto de ações que levam as pessoas ao caminho do diabo, já que somente a crença fundamentalista vista inexoravelmente nos dogmas da Bíblia leva ao caminho do céu.

Por isso, eles saíram na rua como um exército salvador, buscando salvar do triste destino do inferno essas pobres almas de perdidos ou de enganados.

Isso tem um nome: intolerância!

Independentemente de eu acreditar em céu, inferno, deus, diabo e padroeira, eu quero que sejam respeitadas as minhas opções e aposto que sofreria represálias se saísse na rua tentando alertar as pessoas quanto ao desvio de verbas de grandes "empresas" religiosas ou de esconderijos de dólares divinos como a Bíblia.

Então, já que tentaram me aconselhar, me sinto na posição de aconselhar também: tem, fé, reze! Ótimo. Agora, não invente uma guerra que não existe, pois em muitos lugares do mundo pessoas morrem por conta da intolerância religiosa. Respeite o dia santo da religião dos outros.

Só um esclarecimento: sou ateu, abomino a religião como grandes "corporações multinacionais", mas realmente valorizo a fé, que todos devem ter, e por isso, me incomodo muito quando a fé de alguém é desrespeitada.

Dizem que uma parte boa dos feriados ( que ninguém aproveita ) é a oportunidade de ficarmos em casa e refletir sobre o significado do dia. Acho bom que se faça isso mais vezes.

FDL

3 comentários:

Mila disse...

concordo com vc. tb sou contra os feriados religiosos. tb n possuo religiao e acho q todas devem ser respetadas...

Anônimo disse...

que????

Fernanda disse...

concordo...
nao apenas por ser católica, pois nao tenho uma fé específica em N.S. Aparecida.
Porém, acho absurdo esse "exército da salvação".
É uma falta de respeito isso.
Eles quererem propagar a doutrina deles, blz. Porém é só pensar um pco pra ver que nao era esse o motivo!