sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Intrigas

intrigas Filme: Intrigas ( Gossip )
Elenco: James Marsden, Joshua Jackson, Kate Hudson
Nota: 10
Ano: 2000
Direção: Davis Guggenheim

"palavras não podem ferir ninguém... ou podem?"

É sobre esse tema, ou frase que esse filme é montado. Assisti pela primeira vez em 2004 e revi ontem.

Que jeito melhor de tratar disso do que com CRIMES? E um bem complicado de se falar... ESTUPRO.

Pois é. Quantas vezes uma pessoa pode se fuder bonito por conta do que os outros falaram? Quantas vezes a gente não afirmou categoricamente coisas sobre as quais não tínhamos certeza?

Para um trabalho da faculdade, um grupo de estudantes cria uma fofoca e espalha pelo campus, para saber como a história voltaria pra eles, com o intuito de mostrar que todos se divertem ao falar sobre a vida alheia e que a verdade sempre se perde no caminho.

O boato: a estudante riquinha Naomi (Hudson) prega que se guarda no sexo. Derrick (Marsden) vê Naomi e seu namorado Beau (Jackson) nas preliminares, mas ela diz que não. Só sabemos que ela dormiu e que ele diz ter parado por aí. Para o trabalho, Derrick e seus amigos espalham que Beau fez sexo com ela mesmo assim.
Quando os boatos tomam a faculdade, as dúvidas pairam na cabeça de Naomi, ela acha que foi estuprada. Acha não, tem certeza!

Eu achei genial o modo que a história corre e mostra bem aquele conceito psicológico que afirma as nossas memórias não serem preservadas de maneira íntegra, mas sofremos influências do meio em que vivemos que as mudam. Além disso, quando a história de estupro aconteceu, não dava mais pra voltar atrás na fofoca e os estudantes perderam o controle da situação. Isso mostra a influência da Teoria do Caos na relação humana, que é descontrolada e imprevisível, sendo que uma vez lançado o rumor, ele se desenvolve como uma reação em cadeia.

Recomendo muito.

FDL

1 comentários:

Mila disse...

vocÊ já me falou varias vezes desse filme. eu aco q ja assisti, mas n tenho certeza.. vou procurar aqui...