sexta-feira, 31 de março de 2017

A Dama Oculta – Ethel Lina White

livro a dama oculta

“Eu entendi certo?”, perguntou. “A srta. Froy é uma completa estranha para você?”

“Isso mesmo”

“E, mesmo assim, está quase enlouquecendo por causa dela. Você deve ser a pessoa menos egoísta do mundo. Sério, é quase antinatural.”

“Na verdade é o contrário disso”, admitiu Iris, com sinceridade. “Isso é que é engraçado. Não consigo me entender nem um pouco.”

Ethel Lina White

Encerro o mês de livros que viraram filmes do Hitchcock com o que achei menos interessante.

Aliás, o problema para mim não foi com a história em si, que me chamou bastante a atenção. O negócio é que a narrativa é muito confusa para mim. Há algumas rupturas e outras passagens que me deixaram perdido.

Alguns pontos desse livro sequer ficaram claros para mim.

No entanto, me simpatizei com a protagonista, Iris. Ela é afetada, porém inteligente e decidida. Gosto da postura dela de enfrentar aqueles homens, sem desistir de suas ideias e posicionamentos.

O mistério do final era bem evidente, muito embora os motivos não fiquem claros.

O começo dessa história enrola demais e não acrescenta em nada ao que vemos depois. Com certeza não tenho vontade de reler um dia.

Assim encerro a minha proposta de março. Gostaria de ter lido mais um, mas quem sabe faço um mês da repescagem ou então mais um mês de Hitchcock no futuro? Quem sabe?

Agora, vamos ao filme, que não tinha visto ainda.

filme a dama ocultaFilme: A Dama Oculta (The Lady Vanishes)
Nota: 7,5
Elenco: Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Dame May Whitty
Ano: 1938
Direção: Alfred Hitchcock

 

 

 

 

 

Certamente o filme é melhor que o livro e faz diversas mudanças na história. Em comum há a protagonista, que perde sua amiga no trem de forma misteriosa e é tomada como louca. O pano de fundo de espionagem também está por lá, mas é muito mais explorado.

Algumas cenas são teatrais e as atuações são bem exageradas. É muito bom comparar o estilo de filmes daquela época com como é feito agora.

Mesmo assim foi o filme mais fraco do Hitchcock que eu já vi até hoje. Só evidentemente está longe de ser ruim.

De todo modo, encerramos mais um capítulo.

FDL

0 comentários: