quarta-feira, 22 de março de 2017

A Bela e a Fera

a bela e a feraFilme: A Bela e a Fera (Beauty and the Beast)
Nota: 9,5
Elenco: Emma Watson, Luke Evans, Kevin Kline, Ewan McGregor, Ian McKellen, Emma Thompson, Stanley Tucci
Ano: 2017
Direção: Bill Condon

 

 

 

 

O desenho de A Bela e a Fera, de 1991, ainda é muito marcado na minha memória. Eu tinha 06 anos (no Brasil esteve no cinema em 1992) e fui ao cinema nas minhas férias com minha mãe e meu irmão.

No ano seguinte, foi a primeira fita em VHS que eu ganhei, junto com o Ratinho Detetive, que nós assistíamos até decorar todas as falas.

Realmente é um clássico que você nem precisa colocar na categoria animação. É um clássico e pronto.

Quando soube que seria feita uma adaptação live action desse filme eu nem liguei. Eu sabia que não iria assistir. Nada do que é feito assim é bom, porque os diretores querem dar uma identidade própria ao trabalho e acabam descaracterizando tudo, mas usando o título original para chamar a atenção das pessoas nas bilheterias.

Porém, todos começaram a falar sobre a extrema fidelidade que esse filme teria quando comparado ao desenho original. Isso já começou a despertar meu interesse.

A escolha da atriz para fazer a Bela arrematou e eu fiquei ansioso esperando o que seria feito com essa obra pela qual eu tenho muito carinho.

Quando falamos da fidelidade, realmente é isso. Não é uma cópia total, mas o que interessava foi mantido. O decorrer da história é o mesmo, as cenas são as mesmas e até as músicas foram utilizadas iguais. Há diálogos novos, músicas novas e até algumas adições que eram necessárias e a gente nem sabia.

Por exemplo, em um momento os personagens do castelo explicam para Bela que são daquele jeito por serem amaldiçoados, afinal, não fazia sentido ela conversar com um candelabro e um relógio e achar que estava tudo beleza. Claro que deixaram de fora a parte principal.

Outra coisa legal foi a cena em que a Bela leva a Fera de volta ao castelo após ele ser atacado por lobos. Ela pede ajuda dele, para que ele suba no cavalo. Pensando bem, como naquele desenho a Bela colocou uma Fera desmaiada em cima de um cavalo para levar? Bom.

Fora isso, é a pura experiência do cinema, com visuais impressionantes, histórias cativantes, músicas que emocionam e, no meu caso, remetem a um tempo passado.

A atuação da Emma Watson foi criticada por algumas pessoas, mas eu achei excelente. Ela é perfeita para fazer a Bela, até mesmo pela sua postura na vida real, de não ser apenas uma mocinha boba, já que a Bela gosta de ler e se recusa a ser uma esposa submissa.

Recomendo muito esse filme, seja para quem curtia o desenho como eu e minha família, seja para quem quer conhecer agora.

FDL

0 comentários: