Filme: Maniac
Nota: 6
Elenco: Elijah Wood
Ano: 2012
Direção: Franck Khalfoun
A maior crítica que eu costumo fazer aos filmes de terror e suspense costuma ser a falta de ousadia. Embora a violência seja empregada nas produções, elas não se reinventam, acaba tudo sendo igual.
Desse mal não posso culpar o filme Maniac.
Todavia...
As inovações desse filme são pelas formas. Tudo é exibido em primeira pessoa.
O serial killer Frank, interpretado pelo Elijah Wood, sai matando e escalpelando a mulherada a torto e direito. Só que a câmera coloca o telespectador sob os olhos do vilão. Só vemos a cara dele quando há um espelho ou qualquer outro tipo de reflexo.
Acho que isso foi feito primeiro para dar originalidade a Maniac, segundo para que a violência ficasse mais convincente. E ficou. Não fomos poupados de sangue e brutalidade.
Claro que em alguns momentos o sacolejo da câmera fica incômodo, mas nada mais do que a história em si.
Com a licença dos spoilers, acabamos descobrindo que Frank mata as mulheres como forma de ritual de substituição pela relação de amor/ódio que tinha com a mãe, uma espécie de prostituta, que fazia sexo com os caras na frente dele quando era criança.
No meio disso, o ofício de Frank é restaurar manequins de lojas, sobretudo os antigos. Acaba conhecendo Anna, uma fotógrafa que se interessa pelo seu trabalho e se torna seu alvo.
Tudo isso é lento, cansativo e sem propósito. No final você pensa: tá, e daí?
O filme acaba falhando em assustar, em impressionar e em prender com a história.
É apreciado o esforço do diretor em fazer uma produção diferente, mas a história não ajuda em nada.
Não recomendo.
FDL
0 comentários:
Postar um comentário