segunda-feira, 29 de julho de 2013

Maniac

maniacFilme: Maniac
Nota: 6
Elenco: Elijah Wood
Ano: 2012
Direção: Franck Khalfoun

 

 

 

 

 

A maior crítica que eu costumo fazer aos filmes de terror e suspense costuma ser a falta de ousadia. Embora a violência seja empregada nas produções, elas não se reinventam, acaba tudo sendo igual.

Desse mal não posso culpar o filme Maniac.

Todavia...

As inovações desse filme são pelas formas. Tudo é exibido em primeira pessoa.

O serial killer Frank, interpretado pelo Elijah Wood, sai matando e escalpelando a mulherada a torto e direito. Só que a câmera coloca o telespectador sob os olhos do vilão. Só vemos a cara dele quando há um espelho ou qualquer outro tipo de reflexo.

Acho que isso foi feito primeiro para dar originalidade a Maniac, segundo para que a violência ficasse mais convincente. E ficou. Não fomos poupados de sangue e brutalidade.

Claro que em alguns momentos o sacolejo da câmera fica incômodo, mas nada mais do que a história em si.

Com a licença dos spoilers, acabamos descobrindo que Frank mata as mulheres como forma de ritual de substituição pela relação de amor/ódio que tinha com a mãe, uma espécie de prostituta, que fazia sexo com os caras na frente dele quando era criança.

No meio disso, o ofício de Frank é restaurar manequins de lojas, sobretudo os antigos. Acaba conhecendo Anna, uma fotógrafa que se interessa pelo seu trabalho e se torna seu alvo.

Tudo isso é lento, cansativo e sem propósito. No final você pensa: tá, e daí?

O filme acaba falhando em assustar, em impressionar e em prender com a história.

É apreciado o esforço do diretor em fazer uma produção diferente, mas a história não ajuda em nada.

Não recomendo.

FDL

0 comentários: