sábado, 13 de julho de 2013

Poirot – Os Elefantes Não Esquecem

poirot - elephantsA BBC começou a exibir os telefilmes finais para completar a adaptação inteira da obra de Agatha Christie no que se refere ao seu mais famoso detetive.

Como serão histórias longas, espaçadas e que se referem a livros inteiros, nada mais justo que um post completo a cada um.

Os Elefantes Não Esquecem eu já conhecia, porque li o livro em 2009, até fiz post aqui. É um excelente livro, porque mudou em alguns aspectos a fórmula que Agatha Christie utilizava em suas tramas. É um romance contado de trás para a frente em que Poirot utiliza as impressões como fundamento na sua investigação.

Poirot é chamado para investigar o assassinato misterioso de um psiquiatra e sua amiga Ariadne Oliver tem como missão pessoal a pedido de sua afilhada descobrir a verdade sobre a misteriosa morte de seus pais 12 anos antes. Poirot não dá muita atenção ao caso de sua amiga, que pede sua ajuda, até descobrir a relação entre as mortes.

Falo das impressões porque o livro utiliza elefantes, animais com boa memória, para repassar os fatos ocorridos 12 anos antes. Assim, as nuances e os detalhes revelam a verdade sobre o passado, ainda que as testemunhas não se deem conta disso.

Mais uma vez a BBC humilhou na adaptação, com alguns detalhes da história alterados, evidentemente. O trabalho de David Suchet é impressionante, ainda mais depois de 24 anos no ar com o mesmo personagem.

Não sabemos a data do próximo telefilme, só sei que é Os Quatro Grandes, cujo livro ainda não li. Talvez leia para acompanhar melhor. Vi também que essa adaptação vai trazer de volta personagens queridos da série que não vemos desde 2001: Hastings, Japp e Miss Lemon.

Recomendado, como sempre e em clima de despedida, com uma literal contagem regressiva.

5, ...

FDL

0 comentários: