segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como Ver Um Filme – Ana Maria Bahiana

Como-ver-um-filme-CAPARecomendo muito esse livro. É uma espécie de guia para leigos sobre o cinema.

A autora, que é muito respeitada jornalista e crítica de cinema, demonstra de forma concisa e didática vários detalhes do mundo cinematográfico que nós não conhecemos.

O livro faz uma espécie de linha cronológica da produção de um filme, explicando desde a ideia original, até a produção, filmagens e divulgação para que ele aconteça.

Há também vários termos que são tão falados, premiados no Oscar, que eu não conhecia. Ela explica exatamente o que é direção de arte, direção de fotografia, entre outros.

Da metade pro final da obra a autora ainda aborda os cinco principais gêneros do cinema: drama, comédia, aventura/ação, ficção científica e trhiller. Para isso, ela utiliza explicações aristotélicas para compreender o porquê do fascínio que o cinema causa.

Sempre para demonstrar suas explicações Ana Maria Bahiana utiliza títulos de filmes, seguidos do nome do diretor e do ano de produção para ficar claro o seu ponto. Ela utiliza realmente todo o cinema para isso, mencionando filmes que vão de E o Vento Levou a Todo Mundo em Pânico.

No final ainda há uma lista dos filmes que mais lhe agradam cronologicamente. Essa lista me deprimiu um pouco, porque muito embora eu veja filmes, vários clássicos eu deixei passar.

Não saí dessa leitura um crítico de cinema, muito menos um expert, mas qualquer tipo de informação da poder e é muito interessante saber de detalhes de uma produção que a valorizam ou a degradam.

Recomendo, é curto.

FDL

0 comentários: