quinta-feira, 20 de junho de 2013

As Palavras

thewordsFilme: As Palavras (The Words)
Nota: 9
Elenco: Bradley Cooper, Dennis Quaid, Jeremy Irons, Zoe Saldana, Olivia Wilde, Ben Barnes
Ano: 2012
Direção: Brian Klugman, Lee Sternthal

 

 

 

 

 

As palavras é aquele tipo de filme que mesmo você se informando sobre ele acaba sem saber exatamente do que se trata antes de assistir. Mesmo assim, em alguns momentos você acaba se deparando com a previsibilidade.

Isso não é ruim, porque o importante não é a surpresa, mas o modo como são abordados os temas, mesmo que já explorados anteriormente.

Sinopse do Adoro Cinema:

“Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.”

O tema principal é o dilema moral. Quem nunca cometeu um erro?

A resposta do filme é interessante. Muitas vezes o nosso castigo não é exterior, mas interior, como no finalzinho a personagem da Olivia Wilde acaba supondo.

O trabalho do Bradley Cooper é apenas bom, nada sensacional. Por outro lado, a atuação de Jeremy Irons é impressionante, carregando toda a dor de um homem que veio ao mundo para sofrer – ainda pelo seu talento, porque quando escreve sofre.

É interessante a forma que o filme é contado, seguindo diversos planos e tempos. Há passado e presente, além de realidade e ficção. Além disso, o próprio filme expressa o dilema do escritor, que é justamente separar a realidade da ficção.

Muito bom o filme, que trata de moral e de literatura com uma narrativa criativa e bom trabalho de elenco.

Recomendo.

FDL

0 comentários: