Descobri hoje que nunca tinha feito um post sobre Poirot. Todas as vezes que terminei uma temporada estava sem escrever. Então faremos um post mais completo agora.
Hercule Poirot é o detetive principal da escritora Agatha Christie e esteve em dezenas de livros dela. Trata-se de um atarracado belga com bigode virado para cima e que resolve crimes com o uso da psicologia, ou as celulazinhas cinzentas, como ele diz.
Já li vários livros com ele e ainda não estou pronto para ler Cai o Pano, o derradeiro, quando ele morre.
Mas o post é sobre a série que a ITV faz.
Está no ar desde 1989 e tem o ambicioso plano de exibir episódios que são filmes para a tv de todos as histórias do detetive.
O ator que o interpreta é David Suchet e é impressionante o trabalho que faz. Tanto no figurino, como maquiagem, como jeito de falar e expressão corporal. Não distante disso fica a atuação, que passa muita verdade sobre a natureza humana.
As temporadas são irregulares e eu comecei a assistir mais ou menos em 2006. Há temporadas que duraram 2 anos, outras com apenas 2 episódios e outras com mais. Deste modo, em 2010 foi exibida a 12ª temporada.
Agora nas últimas semanas eu vi uns 10 episódios que faltavam, correspondentes a umas 4 temporadas. São difíceis de encontrar, porque não são muito populares.
Vi também que a emissora já anunciou a última temporada para 2013, com os 5 livros ainda não adaptados, incluindo Cai o Pano.
Agora só nos resta aguardar com uma pontinha de saudade desde já.
FDL
0 comentários:
Postar um comentário