Colocando em dia os especiais da Agatha Christie que fizeram nos últimos tempos, chegou a vez de Partners In Crime.
Acabei deixando por último porque sei que essa série não fez sucesso lá nos U.K. Algumas pessoas reclamaram do elenco e das histórias. Tanto é que havia mais histórias para serem feitas, mas desde 2015, ano dessa primeira temporada, nada de continuação foi anunciada nem será.
São 06 episódios, que são divididos em 02 histórias: O Adversário Secreto e N ou M?
Partners in Crime na verdade é um livro de Agatha Christie (Sócios no Crime), com contos o terceiro, na verdade, publicado com o casal Tommy e Tuppence.
Tommy e Tuppence são personagens mais colocados para escanteio na obra da Agatha. Poirot e Miss Marple são muito mais famosos.
Mas foram publicados 05 livros com romances e contos com histórias do casal que se envolve em investigações, geralmente com relação a espionagem.
Na ordem publicada pela autora, a primeira história da série também é o primeiro livro. Já a terceira da série, é o terceiro livro. Isso até faz sentido, porque preferiram fazer histórias mais longas e o segundo livro é de contos.
Foi a pior adaptação da Agatha que eu vi até hoje. O casal não tem química. O ator que faz Tommy é péssimo. Sem carisma, sem expressão.
Além disso, muitas coisas ali não estavam com cara de Agatha Christie, por isso, vi que eu tinha nos últimos boxes que a Harper Collins lançou um dos livros dali, o N ou M?, por isso, resolvi ler para ver a diferença.
M ou N? – Agatha Christie
“Uma velha senhora, recoberta de contas, que tricotava um suéter cáqui.
Tommy pensou que fosse desmaiar.
A sra. Blenkensop era Tuppence!
Impossível! Inacreditável! Tuppence, calmamente tricotando na sala de visitas da pensão Sans Souci.
Ela olhou para ele com um ar de indiferença.
Tommy ficou mais espantado ainda.
Tuppence!”
Agatha Christie
Na história desse livro, o casal já está na faixa dos 40 anos e Tommy é convidado para se infiltrar em uma pensão para descobrir quem é um espião alemão, que colaborava com os nazistas no início da segunda guerra.
Tuppence é deixada de fora mas não aceita ser excluída somente por ser mulher. Por isso, se enfia na investigação e também participa.
Na pensão há vários suspeitos e durante o curto livro, que facilmente é lido em um dia só, o casal adota nomes falsos, finge não se conhecer e investiga todos para saber quem é o espião, que tem o pseudônimo de N ou M.
De fato não é dos livros mais inspirados da Agatha Christie, mas nem de longe ele merecia que a BBC tivesse feito isso com ele.
Foi tudo alterado!
Até o contexto, que saiu da guerra e foi para a guerra fria, com a espionagem soviética. Tommy e Tuppence estão mais jovens. Há personagens a mais, outros suprimidos. Histórias retiradas, outras adicionadas. É feita uma salada sem sentido.
Claro que eu não reconheceria uma obra da Agatha Christie nesse especial. Meramente é uma inspiração em um livro dela.
Agora entendo por que essa série não foi para a frente. Atores ruins, história alterada e ainda picotada em especiais? Nunca daria certo.
Acho engraçado que esses diretores ou roteiristas querem se aproveitar de grandes nomes da literatura para promoverem seus livros e filmes de forma fácil. Mas com seus egos, se recusam a respeitar as obras.
Querem fazer uma obra original? Criem uma, não façam retalho de outras.
Algumas alterações feitas para dramaticidade, para caber no formato ou até mesmo para popularizar eu entendo. Agora, essa coisa sem propósito não faz o mínimo sentido.
Não recomendo essa série.
FDL