quinta-feira, 12 de abril de 2018

Na Natureza Selvagem – Jon Krakauer

na natureza selvagem“Coisa muito parecida poderia ser dita de McCandless durante os meses que passou ao lado do rio Sushana.

Seria fácil estereotipar Christopher McCandless como mais um garoto com sensibilidade demais, um jovem maluco que lia livros em demasia e não tinha um núnimo de bom senso. Mas o estereótipo não se encaixa. McCandless não era um indolente incapaz, perdido e confuso, torturado por desespero existencial. Ao contrário: sua vida estava cheia de significados e propósitos. Mas o significado que ele tirava da existência estava longe do caminho confortável: ele não confiava no valor das coisas que vêm facilmente. Exigia muito de si mesmo mais, no final, do que podia dar.”

Jon Krakauer

Para o desafio de leitura, o livro do mês de abril foi esse. É bem curto e foi lido rapidamente. Gostaria de ter me interessado mais.

A linguagem é jornalística e Jon Krakauer busca compreender toda a trajetória do jovem Christopher McCandless, que acabou morrendo por não sobreviver à natureza que resolveu enfrentar no frio do Alaska.

A história é interessante porque mostra um homem que não sabemos se tinha problemas psicológicos ou se realmente cansou da sociedade superficial que vivemos. De todo modo, não estava pronto para a vida selvagem e acabou sucumbindo.

O problema da leitura é que o autor não conseguiu tantos dados assim. Por isso, em vários momentos, um livro de apenas 200 páginas fica cansativo com descrições de paisagens ou outras coisas que realmente não interessam.

Não dá pra dizer que o livro é ruim, longe disso. Talvez eu tivesse esperando mais dele, de tanto que me foi prometido. De todo modo, serviu para conhecer a história de Christopher, que além de trágica, tem sua beleza e seu valor único.

Há um filme sobre esse livro. Quem sabe no futuro eu assista?

De todo modo, recomendo a leitura e nessas partes mais chatas, só ler mais rápido mesmo.

FDL

0 comentários: