terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Eu, Tonya

i tonyaFilme: Eu, Tonya (I, Tonya)
Nota: 9,5
Elenco: Margot Robbie, Allison Janney
Ano: 2017
Direção: Craig Gillespie

Eu, Tonya teve 03 indicações ao Oscar. Melhor atriz e atriz coadjuvante para Margot Robbie e Allison Janney respectivamente. Além dele, melhor edição. Curiosamente não foi indicado a melhor filme, mas eu acho que foi merecedor. Tem filme ali naquela lista que é bem pior que esse.

O filme conta a história da patinadora Tonya Harding, que durante sua carreira esteve envolvida em diversos tipos de polêmicas, tanto pela sua personalidade forte quanto das pessoas que a cercavam.

Tonya foi uma patinadora extremamente habilidosa, mas veio de origem humilde e nunca soube ter tanta graça e delicadeza, de modo que suas notas nem sempre lhe pareceram justas. Foi a primeira mulher americana a efetuar um salto dificílimo em competições e esteve em duas Olimpíadas de inverno, sem medalhar em nenhuma.

O filme retrata por meio de falsos depoimentos o que houve, entre a relação conflituosa e impressionante dela com a mãe, a história de violência e bizarra cumplicidade com o marido e também, aquilo que chamam de o incidente.

A concorrente de Tonya à Olimpíada de inverno de 1994 Nancy Kerrigan, a semanas da competição, foi atacada e atingida por um homem em seu joelho, arriscando acabar com sua carreira. Descobriu-se que o mandante do crime foi o marido de Tonya, que queria garantir uma disputa sem concorrentes para a esposa.

Kerrigan se recuperou a tempo da competição e Tonya também competiu, mas apenas a primeira obteve uma medalha.

Apesar de negar conhecimento do que o marido fez até hoje, Tonya foi punida com o banimento do esporte, sendo odiada por muitos nos EUA.

O filme é muito bem interpretado, já era fã da Alisson Janney antes e me impressiono com a capacidade dela de fazer essas mulheres amargas na vida. Que atriz! Merece o prêmio.

Margot Robbie também esteve excelente como Tonya, que é uma mulher do interior, chamada entre eles ofensivamente de redneck ou white trash¸ enfim, algo não muito glamoroso para se fazer no cinema. Mas ela foi muito bem.

Excelente filme. Recomendo do começo ao fim.

FDL

0 comentários: