quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A Forma da Água

a forma da águaFilme: A Forma da Água (The Shape of Water)
Nota: 9
Elenco: Sally Hawkins, Richard Jenkins, Octavia Spencer
Ano: 2017
Direção: Guillermo del Toro

Não foi meu preferido desse ano nos indicados ao Oscar. Foram 13 indicações, entre melhor filme, melhor atriz, ator, coadjuvantes, enfim, fez sucesso.

Conta a história da muda Elisa, que é uma faxineira em uma instalação militar dos EUA no período da Guerra Fria. Sua melhor amiga é a também faxineira Zelda, interpretada pela sempre excelente Octavia Spencer.

Elisa e Zelda acabam tendo que fazer faxina na instalação onde o governo guarda uma estranha criatura encontrada na Amazônia. É um ser humanoide, com características de peixe e inteligência, apesar de uma aparente agressividade.

Ele é torturado diariamente pelo chefe da segurança no local e acaba sendo alvo de disputa entre as potências imperialistas, discutindo-se se o ideal era mantê-lo vivo ou mata-lo para dissecação e aprendizado.

Ocorre que Elisa se interessa pela criatura, criando laços, e conectando-se com ele como nunca pode fazer com ninguém.

É muito bonito o diálogo dela em que ela explica a seu amigo que a criatura foi a única que não a observou como se fosse incompleta por não falar.

A mensagem é interessante também, porque mostra que o ser humano é cruel entre os excluídos da mesma forma que faz como um monstro asqueroso, só que de forma mais sutil.

Destaco também a trilha sonora do filme, com músicas em diversos idiomas, o que mostra a superação da barreira linguística para transmitir sensações e mensagens. Há até Carmen Miranda tocando no filme, que também teve a trilha sonora indicada.

Achei um pouco cansativo e chato em alguns momentos, mas acho que é pelo estilo mesmo, que não combina tanto comigo, pelo menos nesse momento. Não há nada de negativo a falar sobre esse filme.

Acredito que mesmo não tendo rolado aquela química comigo, se vencer prêmios será merecido. Embora esteja sendo uma obsessão esse tema do excluído nas produções cinematográficas, qualidade e originalidade têm espaço em qualquer assunto.

Recomendo.

FDL

0 comentários: