terça-feira, 29 de março de 2016

A Garota Dinamarquesa

danishFilme: A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)
Nota: 8,5
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander
Ano: 2015
Direção: Tom Hooper

 

 

 

 

 

Indicado a 04 Oscars, vencendo o de melhor atriz coadjuvante com Alicia Vikander. Também houve indicação para Eddie Redmayne como melhor ator. Talvez ele merecesse mais esse prêmio, mesmo que fosse o campeão do ano passado.

Sinopse:

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.

Apesar de qualquer coisa, é um filme tenso, porque esse ator deixa transparecer desde o começo essa vida de intenso sofrimento, que passa da inadaptação pela vergonha, chega à confusão e culmina na dor física.

É muito bom ver esse tipo de história para sabermos de onde vêm tantas coisas que hoje são rotina, mas que passaram por muita resistência até chegarem no ponto atual. Nesse filme é o caso da transexualidade e a cirurgia.

Realmente a atriz Alcia Vikander esteve excelente no papel dessa mulher que deixou seu amor superar qualquer barreira que a natureza tivesse colocado.

Meu único problema é com a excessiva duração desse filme. Há cenas repetidas, situações redundantes, que não eram necessárias.

Fora isso, recomendo.

Foi o último do Oscar que vi nesse ano. Os poucos que deixei pra lá ficam para quem sabe em outra oportunidade.

FDL

0 comentários: