sábado, 29 de maio de 2010

Season Finale: American Idol – 9ª Temporada

Season9cd

Acabou a 9ª temporada de American Idol. Essa foi bem diferente. Inclusive a minha perspectiva mudou.

A atual temporada começou ainda sendo o programa com maior audiência dos EUA, mas esta audiência descrescente. Paula Abdul, jurada estremamente carismática, deixou o programa. Por fim, Simon Cowell, alma do programa, anunciou que seria sua última temporada. A pior notícia de todas foi a Kara DioGuardi ter continuado.

Não foi só coisa ruim. A jurada substituta foi Ellen deGeneres, que é tão carismática quanto os outros e deu um ar bem diferente ao programa. Digamos que é aquele gol que o time perdedor faz no final do jogo, pra não perder de 3x0.

A minha perspectiva mudou porque no ano passado eu assisti ao X Factor, o programa no mesmo molde, com sutis e relevantes diferenças, produzido por Simon no R.U.

É um programa muito melhor e a disputa entre os jurados incendeia o clima. Aqui? Continua aquela tentativa frustrada de parecer uma estrela.

Olha, eu confesso que me dava vontade de atirar na televisão quando os participantes vinham com aquele papinho: “I just had some fun”, “I’m not gonna change who I am”, “This song means a lot to me”… e por aí vai. É aquele chavão tipo BBB, sabe? “Eu tenho personalidade forte”, “Não sou um personagem” e etc…

No entanto, depois da temporada passada ter sido um gigante saco, essa teve participantes com um nível bem melhor.

AMERICAN IDOL: TOP 24: Crystal Bowersox.  Elliston, OH. CR: Michael Becker/ FOX Crystal Bowersox (a vice): a que tinha mais personalidade lá. Realmente tinha um estilo único e foi constantemente boa. Torcia pra ela. A música que ela cantou que eu mais gostei foi “Hand in my Pocket”, da Alanis. Aliás, ela cantando junto com esta no final foi genial. Também gostei muito da versão dela de “Maybe I’m Amazed”.

 

 

 

 

lee-dewyse Lee DeWyse (o vencedor): realmente ele era muito bom. Fiquei contente com o resultado final porque torcia para os dois. Ele tem um estilo mais “rock com jeitão britânico”. A minha versão preferida foi “Chasing Cars” do Snow Patrol. Mas na semana em que cantou “Hey Jude” foi também muito bem.

 

 

XXXX Siobhan Magnus (a zebra): a personalidade dela estava no jeito bizarro. Eu realmente gostava dela e achei que foi eliminada cedo. Mas ela realmente não teve uma postura de artista no final. Mas ainda torço para que ela tenha um futuro.

 

 

Os relevantes foram esses. O Casey James passou de favorito a esquecível. O Big Mike era muito convencido e não chegou perto de ser bom, nem quando provocou aquele choro fake na Kara.

Ainda achei bons de assistir, mesmo sabendo que as chances de futuro são mínimas: Didi Benami, Lacey Brown e Tim Urban (que merece um prêmio por aguentar os comentários do Simon, que passaram do limite).

A irritação do ano foi a Paige Miles. Francamente, minha filha, vai fazer qualquer outra coisa, você não canta.

Bom, quem me conhece sabe que eu tenho mania de cismar com coisas estranhas, no American Idol desse ano não foi diferente. No top 16 uma das eliminadas foi a Katelyn Epperly, uma loira de cabelo enrolado. Cara, eu gostava dela. E a música que ela cantou na eliminação não saiu da minha cabeça: “I Feel The Earth Move”, da Carole King, uma cantora meio possuída dos anos 70. Vou colocar o vídeo aqui. Achei muito legal, embora ela tenha sido kickada com essa escolha.

 

 

É isso, até o ano que vem, sinceramente sem saber como o programa será sem o Simon e com a Kara. Além disso, torço para que o X Factor USA vingue e que o X Factor U.K. seja excelente de novo. Continuo sempre fã de programas com músicas.

FDL.

0 comentários: