terça-feira, 25 de maio de 2010

Series Finale: Lost - 6ª Temporada

Lost_The_Final_Season_Poster_by_themadbutcher
Eu nunca fui fascinado por Lost. Questão de gosto pessoal mesmo. Além 
disso, quando a série começou, eu não curti o piloto. Quando virou 
fenômeno, surgiu junto a desconfiança de que não teria pé nem cabeça, 
aí eu desanimei.
Mas no final do ano passado eu resolvi dar uma chance à série e vi 
várias qualidades, motivo pelo qual segui assistindo, alcancei os 
episódios atrasados e acompanhei o frenesi mundial com o series 
finale. Mas confesso que fiquei mais eufórico com diversas outras 
séries. Quanto a Lost, já estava cético.
Dessa vez vou poupar descrições, porque qualquer um que não esteve 
numa solitária de um presídio sabe que série é essa. E não duvido que 
por lá já não tenha ouvido falar.
A série fez sucesso com a tática de criar diversos conflitos e a cada 
episódio responder um pouquinho, porém, criando mais 200, matando a 
sede com uma água que dá mais sede ainda no final.
É uma tática muito inteligente, o problema é o final. Igual a uma 
pirâmide, tem que ter o vértice. O mundo inteiro esperou que esse 
vértice fosse encontrado. Quem realmente entendeu o negócio sabia que 
não seria.
O J.J. Abrahms tem essa tática de não responder as coisas. Ele tem 
prazer em confundir quem assiste. Cloverfield foi exatamente isso. 
Fringe também (só que com maus atores e insultos à nossa inteligência).
Não há como negar que os episódios são emocionantes. Não há como negar 
que a gente fica esperando o episódio passar mendingando uma 
explicaçãozinha. Não há como negar que foi criado um mundo muito 
instigante. Não há como negar que fará falta. Por derradeiro, não há 
como negar que foi uma série única.
Eu me senti enganado com o monte de mistérios não contados? Sim, 
claro, mas já sabia disso há muito tempo e escolhi continuar a ver 
mesmo assim. Tem muitos fãs xiitas que dizem ter entendido tudo. Por 
favor, não foi explicado não, algo no máximo foi deixado no ar, dando 
margem a diversas explicações. Talvez isso até seja uma coisa boa e 
nós não estejamos acostumados com esse tipo de narração.
A parte catástrofe, que vira sci-fi, que via história, que vira 
romance realmente me deixou confuso. Pareceu que os criadores 
inventaram o problema e protelaram a solução, fazendo com que em cada 
temporada um caminho seguisse, mas não dava.
O episódio final não foi muito diferente do resto da série. Só um 
pouco mais emocionante. Realmente, apesar da tragédia de estarem todos 
mortos, houve final feliz para quase todos. Foi meio brega, mas também 
foi um bom modo de se despedir dos personagens. Quanto a isso, eu não 
duvidava.
Não vou listar mistérios não solucionados, isso apareceu na net toda 
depois de 5 minutos que os créditos finais caíram. Eu resolvi fazer 
esse post para dar uma opinião de quem nem ama nem odeia a série, meio 
que de fora.
Já vi gente agressiva defendendo Lost, chamando de burro quem não 
entendeu. Cuidado, às vezes burro é aquele que engole qualquer coisa e 
arrota prepotência pra parecer bacana. Preferi ser sincero e apontar o 
que considero qualidade e o que considero defeito.
Que venham outras. Mas confesso que não tenho mais paciência para as 
enrolações do JJ.
Pelo menos Lost fez o povo pensar. No quê eu não sei, mas fez. Sei lá 
se vale a pena.
FDL

0 comentários: