quarta-feira, 16 de abril de 2008

Qarttet

Eu precisava postar sobre essa peça de teatro que eu vi esses dias (cult hã?).
Chama-se Quarttet e está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil, lá no Centro. O lenco é com Beth Goulart e Guilherme Leme.
Foi um ótimo momento, principalmente pelo tipo de humor que carregava, bem irônico e sarcástico, sem a mínima preocupação com o politicamente correto.
A história é baseada nos já mais do que batidos textos de Chordelos de Laclos, escritor francês do sec. XVIII. Mas o que tornou o seu romance Relações Perigosas muito famosos são dois filmes, - Ligações Perigosas (anos 80) e Cruel Intentions (anos 90), sendo este último o meu favorito.
O tema é muito interessante, universal explorado de forma sem igual - a sedução como arma de dominação entre as pessoas. É exatamente sobre o que o poder de causar tesão no outro e os benefícios de fazer isso ou dos malefícios de cair nisso (se é que há algum!). Aliado a isso, temos uma forte crítica aos valores moralistas, que dizem uma coisa e fazem outra, ou ainda prega condutas morais que só cabem para os outtros, mas que no secreto de seus quartos são copletamente esquecidas.
A peça ainda tem um "tchananam", uma crítica muito verdadeira e saborosa à Igreja, instituição máxima da pregação de valores hipócritas.
É cheia de palavrões, termos chulos, erotismo e provocações - tudo isso para mostrar o agradável e agressivo jeito de nos mostrarmos como somos.
Recomendo muito! 7 reais para estudantes e somente até dia 20.

2 comentários:

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Deve ser bem legal...
Não, vc não me cutucou falando das críticas a igreja...rs
Quem sabe eu um dia dia veja...
Bjo otro tchau