sábado, 17 de fevereiro de 2018

Law & Order: True Crime – The Menendez Murders

menendez

Essa série foi anunciada há um bom tempo e acabei esperando passar tudo para assistir em forma de maratona. Fiz bem, porque não iria aguentar o suspense.

Tudo indica ser mais uma antologia criminal, nos moldes de American Crime Story. Se for renovada, trará outro caso.

O caso dos Menendez investiga o brutal assassinato dos pais de Eric e Lyle Menendez, dois playboys milionários, que são suspeitos do crime e, no futuro, são julgados com transmissão em rede nacional.

Esse crime chocou os EUA por vários motivos e aconteceu na mesma cidade e época em que o caso de O. J. Simpson, por isso, também atraiu muita atenção da mídia e houve mais um circo de horrores em que não se sabia o que era julgamento e o que era entretenimento.

A história dessa família tem muita violência, abuso sexual, incesto, tortura psicológica e os assassinatos foram apenas o fim desse ciclo.

A série não se preocupa muito em ter tom documental e é centrada na figura da advogada Leslie Abramson, interpretada pela excelente Eddie Falco.

Não tem como não comparar com a série American Crime Story de O.J. Simpson, que é bem melhor.

Law & Order assume um tom muito mais maniqueísta embora tente não desse modo. Em alguns momentos ficamos com ódio do promotor e do juiz, mas esquecemos que nem sempre as coisas são assim.

Por isso, apesar de a série ser muito boa, fiquei com um pé atrás e precisei encarar puramente como obra ficcional. E, como não conhecia nada sobre esse crime, fui atrás de informações.

Há diversos livros escritos, mas nenhum eu encontrei traduzido para o nosso idioma. Uma pena que só agora estejam aparecendo livros de true crime por aqui.

Documentário, eu encontrei o de Aphrodite Jones, que é exibido no ID também. Nele há imagens reais do julgamento, do crime e vários testemunhos de pessoas envolvidas.

Continuamos com muitas dúvidas em saber se a prisão perpétua sem possibilidade de condicional foi a melhor solução para o caso, mesmo que os irmãos tenham assumido o homicídio, por conta do histórico de abuso que eles sofriam desde a infância. Mas isso é complexo e paro por aqui nessa reflexão nesse post.

Mais um caso criminal controverso no sistema criminal americano, que muitos brasileiros ainda tomam como base de idealização de sistema punitivo. Vejam lá.

Recomendo a série e o documentário.

FDL

0 comentários: