segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Um Crime Americano

crimeamericano Filme: Um Crime Americano ( An American Crime )
Nota: 9,5
Elenco: Ellen Page (humilha de novo) e Bradley Whitford.
Ano: 2008
Direção: Tommy O'Haver

Outro filme inspirado em fatos reais. Já vou dizendo, é chocante, com aplicável dupla interpretação: muito bom e capaz de deixar em choque.
Poucas coisas fazem com que eu me sinta mal, acho que eu já estou me acostumando com a sujeira que o mundo é, mas tortura é foda.crimeamericano-1

É a história de uma menina chamada Sylvia (Page), que é deixada junto de sua irmã por seus pais na casa de uma mulher para cuidar delas enquanto eles viajavam trabalhando no circo. Sinônimo: largaram as meninas com qualquer uma.
O problema é que escolheram o lugar errado. A dona da casa tinha vários filhos problemáticos, ela mesma era problemática e as meninas foram bode espiatório. Na evolução do filme, Sylvia absorve para si toda a violência enquanto a irmã se omite.
A menina passa a sofrer todos os tipos de torturas possíveis e imagináveis, horríveis para qualquer um, sobretudo para uma criança.
O final do filme se desenvolve por meio de testemunhos do julgamento do caso. Para os telespectadores quem narra é a própria Sylvia, fazendo com que a gente se aproximasse ainda mais de toda a complexidade do momento que ela passava.crimeamericano-2

É chocante, repito. Mas muito necessário para vermos que a maldade é uma coisa muito real e presente. A covardia deixa a gente revoltado, porque a menina não podia se defender, tanto psicologicamente quanto fisicamente.

O que acontece com ela eu não vou falar, tampouco o que acontece com os torturadores. Mas acho difícil poder falar em justiça depois que um estrago grande já é feito.crimeamericano-3

Eu vejo na Ellen Page um grande futuro e me expanta a capacidade que ela tem de fazer com que a gente conheça os personagens ao ponto de esquecer que aquilo é interpretação. Quem não viu Juno, veja. Quem não viu Um Crime Americano, veja. Quem não viu MeninaMáPontoCom, veja. Vai mudar a sua vida.

FDL

3 comentários:

Fernanda disse...

deve ser bom...
mas esse "vai mudar sua vida", ficou zuado!!rs

victorcruel disse...

mas vai mesmo

Mila disse...

A primeira reação estranha que eu tive ocm esse filme foi nessa dos pais deixarem as filhas com uma mulher que nem sabiam quem é... meu, quem com um mínimo de noção faz isso, mesmo que nos anos 50... um absurdo..

As cenas de tortura impressionam muito principalmente pela crueldade gratuita... os vizinhos, as crianças... torturam a garota por diversão... é muita maldade... é bem aquilo de o ser humano ser capaz de tudo... me fez muito mal ver isso numa história que sei que é real.

Eu não acho que a narração pela própria sylvia faça com que nos aproximemos ainda mais da situação e nem acho que tenha sido uma boa opçao do roteiro, mas enfim... nada que comprometa o filme, que é espetacular.

Qanto a Ellen Page, eu também acho ela uma atriz completa, incrível e com um futuro brilhante. Já tinha achado ela fenomenal em Juno, mas esse realmente me surpreendeu.

Ah, eu nao tenho coragem de ver um filme chamado MeninaMaPontoCom...

E eu não entendi se você disse que esse último vai mudar sua via ou se todos...

Fer, se o victor se referiu a todos, Juno e Um Crime Americano podem mesmo mudar sua vida!