quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Os Desafinados

OsDesafinados-CartazFilme: Os Desafinados
Nota: 8
Elenco: Rodrigo Santoro, Cláudia Abreu, Selton Melo, Alessandra Negrini, Ângelo Paes Leme ( o advogado de Muito Gelo e Dois Dedos D'Água ), Jair Oliveira, Vanessa Gerbeli, o pai da Flora na novela A Favorita e um cara que apresentava o Telecurso 2000 (eu reconheci na hora).
Ano: 2008
Direção: Valter Lima Jr.

É muito bom ver filmes assim no cinema, não é comum quando se fala de produções nacionais.
Eu digo isso porque sempre temos extremos aqui: ou é anencéfalo e puramente entretenimento ou uma obra de denúncia carregada no drama, fazendo a gente ficar tenso e cansado.desafinados-1

Os Desafinados mesclou as duas coisas. Primeiramente temos uma história muito legal sobre amigos que possuem uma veia artística muito acentuada e se atiram no mundo para buscar a fama. Isso ainda tem o bom-gosto de mostrar o envelhecimento como uma fase triste da vida, onde a gente só é o monte de caquinho por ficar lembrando do passado ou fica lamentando o que poderia ter sido e não foi. Claro que não pode ficar de fora a referência ao movimento da Bossa Nova, muito importante para o Brasil tanto como uma manifestação artística sofisticada quanto como uma excelente vitrine da qualidade nacional internacionalmente.desafinados-2

Observando o lado mais sério do filme, eu achei bem abordada a questão da perseguição política não só no Brasil, mas em nossos países vizinhos. Se a gente for parar pra pensar, quantas pessoas morreram sem sequer estarem envolvidas em conflitos políticos? Quantos talentos (não só artísticos) não tiveram a chance de aparecerem por conta do Estado repressivo?
No decorrer do filme a gente toma um banho de água fria quando esse assunto toma vez e serviu pra dar um fôlego pra história, que já tava começando a cansar.desafinados-3

Destaque (acho que redundante) para a incrível atuação do Selton Melo. Acho que eu devo destacar o Ângelo Paes Leme também, que é muito bom, mas não é muito famoso.

Eu critico um pouco a situação estranha entre o triângulo amoroso principal, que foi meio sem sentido... aquela situação não colou, não pegou, não tem jeito. Além disso, qual o senso daquela história da Vanessa Gerbeli? Eu não entendi aquilo. Qual a utilidade daquilo pra história?
Também critico aquela situação péssima do Rodrigo Santoro no final do filme, bancando o descolado falando um inglÊEEixxx manÊaro... Péssimo e a situação ficou meio constrangedora.

Tendo em vista que o filme tem defeitos e qualidades, acho que o saldo é positivo, por isso, recomendo. Mesmo com isso que eu considero falha, o cinema nacional tende a ir para um bom caminho se continuar nesse estilo, sabendo ser mais agrangente no modo de abordar questões simples e complexas.

FDL

2 comentários:

Fernanda disse...

como disse no meu post...achei o filme uma delícia de se ver...nao concordo qdo vc diz q chegou a cansar, ou quase.
De fato é redundante dizer a atuaçao do meu amor, opa, do Selton Mello,rs está ótima! mmo com pcas cenas ele dá o toque dele! fantástico!!

e o rodrigo santoro no fim...cagou!rs

Mila disse...

Eu não posso falar nada porque não vi o filme... quero muito ver!!!!

O rodrigo santoro tá ruim mesmo??!!?! acho ele tão bom..