sábado, 17 de novembro de 2018

O Processo – Franz Kafka

“K finalmente tomara a decisão de retirar sua defesa das mãos do advogado. Foi impossível sanar as suas dúvidas quanto a se tomar a decisão certa, mas isso não foi sobrepujado pela crença tinha na necessidade. Essa decisão, no dia em que pretendia ir ver o advogado, tomou-lhe muito da força de que precisava para o trabalho.”

Franz Kafka

o processo kafkaEssa obra é um pouco mais complexa que A Metamorfose.

A história é de K, um homem com trabalho comum e de repente é acordado por agentes do governo lhe dizendo que estava sendo processado. O livro inteiro mostra K defendendo-se em um processo que é confuso, longo e sem o menor sentido. Não sabemos de que ele é acusado, nem por quem. Mas observamos o efeito que o processo causa em sua vida.

Consegui dele tirar algumas interpretações e recorri a textos na internet para ver se deixei passar alguma coisa. Mas muito se fala mesmo da falta de sentido dos sistemas processuais e por isso Kafka o pintou com tintas fortes, para ressaltar o absurdo.

Recomendo a leitura sim, porque tem passagens muito boas sobre questionamentos que K faz sobre ele mesmo quando se pergunta se é inocente, mesmo sem saber da acusação. Será que podemos nos dizer inocentes de uma acusação que desconhecemos?

FDL

0 comentários: