domingo, 8 de outubro de 2017

O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos]Começo o mês de outubro me desafiando a conhecer melhor filmes + livros de terror. Vamos ver no que dá.

O primeiro deles é o Massacre da Serra Elétrica.

O livro é de Stefan Jaworzyn, publicado pela editora DarkSide, com uma capa impressionantemente bonita e bem-feita. Fica assustadora, além de ter um material agradável de segurar na mão.

Quanto ao conteúdo, temos um belo problema. É claro que se trata de entrevistas e bastidores da produção do filme, de 1974. Porém, esse livro é um saco. Boa parte dele é de uma entrevista com diretores, produtores e elenco e eles falam das coisas mais desinteressantes possíveis, como o filme anterior do diretor.

Claro que há boas curiosidades, como questões de orçamento, dos perrengues de gravação, do amadorismo da produção que surpreendentemente se tornou um sucesso. Mas certamente não enche o livro, que é valioso mesmo pela beleza na estante e pela riqueza gráfica nas ilustrações.

Dito isso, partiu rever o filme clássico.

massacre filmeFilme: O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre)
Nota: 9
Elenco: Gunnar Hansen, que fez o famoso Leatherface se tornou o mais famoso deles.
Ano: 1974
Direção: Tobe Hooper

Esse filme é referência quando se fala dessa fase dos filmes de terror dos anos 70 que viraram cult. Já tinha visto quando adolescente e é bem interessante rever depois de tanto tempo, com novas referências, novos interesses e novas opiniões.

A história mostra cinco jovens fazendo uma viagem de carro juntos, mas chegam a um local esquisito e dão carona a um homem mais esquisito ainda. Quando param na cabana, são caçados e mortos por uma figura bizarra com máscara e comportamento louco.

Há várias cenas de violência, mas muito mais da psicológica. A protagonista passa por severas violências físicas também. Chega a ser cansativo e incômodo. É de aterrorizar aquela mesa de jantar e toda aquela decoração feita com restos humanos (há inspiração no caso do horripilante Ed Gein).

No final, tem toda a emoção que um bom filme de terror tem que ter. Não tem profundidade alguma, mas tem certamente seu valor.

Continuo gostando.

Depois disso, passados alguns dias, eis que vejo na tv a cabo a apresentação de uma das inúmeras continuações. Elas são mencionadas no livro, mas é bem evidente que nenhuma delas atingiu o sucesso do original. O elenco dessa sequência me chamou a atenção e resolvi ver.

massacre retornoFilme: O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno (The Return of the Texas Chainsaw Massacre)
Nota: 4
Elenco: Renée Zellweger, Matthew McConaughey (começo de carreira, né? Fazer o quê? Toparam!)
Ano: 1994
Direção: Kim Henkel

Eis que 20 anos depois tiveram uma puta ideia: vamos fazer um filme bem merda? Vamos! Só usar um nome que tem apelo com o público e tirar dinheiro dos trouxas.

Tanto a Renée quanto o Matthew devem se arrepender dessa pérola. Tem tudo de clichê e de mal feito que um filme de terror ruim pode ter. Roteiro preguiçoso, atuações ruins e exageradas, falta de sentido e propósito.

Quase que eu larguei no meio, mas eu queria saber do final, onde certamente a cagada iria feder ainda mais. Dito e feito.

Que vergonha desse filme, meu deus.

FDL

0 comentários: