segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Mommy Dead And Dearest

mommy dead dearestEsse especial da HBO estava na minha lista desde o mês passado, quando acompanhei os true crimes. Mas é tanto material, que daria outro mês igualzinho e ainda faltaria tempo.

Mas não poderia deixar de passar esse documentário de que muita gente está falando.

Mostra o crime da morte de Deedee Blanchard, pela sua filiha Gypsey Rose. É um caso tão absurdo e bizarro, que você vai ficando impressionado conforme a história se desenrola, sobretudo no meu caso, que nunca tinha lido nada sobre ele.

Gypsey Rose foi tornada pela mãe Deedee um tipo de celebridade no YouTube, por conta dos seus intensos problemas de saúde, que a impediam até mesmo de andar.

Ocorre que tudo isso não passava de uma farsa. A mãe se aproveitava da atenção que tinha pela exposição, das doações que recebia e submetia a filha a diversas cirurgias e medicamentos, manipulando até mesmo médicos experientes.

O documentário mostra que a Deedee tinha o comportamento descrito na síndrome de Münchhausen por procuração. Até mencionei ter lido um caso parecido no livro O Segredo dos Corpos, nesse ano. Essa síndrome mostra um pai ou uma mãe provocando todo o tipo de doenças e lesões no filho para viver em hospitais e ter atenção com isso.

O problema é que Gypsey por mais que tivesse seu amadurecimento retardado, ele acabou chegando uma hora e a própria internet que a mãe utilizou na sua tortura psicológica foi o instrumento a que a filha recorreu para de alguma forma se libertar, conhecendo um rapaz perturbado e planejando a morte da mãe.

O especial mostra uma entrevista com Gypsey e revela uma pessoa destruída psicologicamente, até demonstrando sinais fortes de manipulação. Fico com a impressão de que como ela cresceu se relacionando assim, não sabe se comunicar de outra forma.

É tudo muito triste em como uma situação dessas passou despercebida mesmo com tanta exposição nas redes sociais. Isso nos leva a pensar novamente naquela questão de que essas plataformas são meios para as pessoas mostrarem muito mais como elas gostariam que suas vidas fossem do que como realmente elas são.

Mommy Dead na Dearest é um documentário amargo e bem pesado de assistir, mas é um grande aprendizado sobre o comportamento das pessoas, por mais doentio que ela possa a se revelar quando investigado além da camada de superficialidade das redes sociais.

FDL

0 comentários: