segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Anatomia do Crime – ID

Anatomia-do-Crime

Seguindo ao novo vício, o canal ID, me deparei com esse programa brasileiro, que se trata de uma série de documentários sobre crimes famosos ocorridos aqui, com comentários de especialistas.

Entre os casos, estão os que mais chamaram a atenção na imprensa: Maníaco do Parque, Ives Ota, Farrah Jorge Farrah, Isabela Nardoni, entre outros.

Não consigo saber se assisti a todos porque o canal é extremamente incompleto de informações sobre guia. Sequer numeram os episódios ou colocam informações no site. Sei que vi uns 15 episódios.

Ainda assim, pouco importa, porque o programa não é bom.

Entre os especialistas há pessoas de nome no meio criminal, sobretudo de São Paulo. O problema é que claramente não há roteiro e eles falam de forma natural. Por conta disso são frequentes as enrolações, a prolixidade e até mesmo erros de português. Os vícios de fala chegam a irritar em alguns deles.

Como se não fosse o suficiente, em alguns episódios fica claro o desconhecimento dessas pessoas sobre os crimes, de tantos “provavelmente”, “geralmente” e “parece que” são utilizados.

Em poucas situações os verdadeiros participantes do caso falam alguma coisa.

Em alguns episódios, o máximo que há de material sobre o caso é alguma foto já veiculada na imprensa, que fica sendo repetida o tempo inteiro.

As discussões a respeito do direito penal, da imputabilidade, saúde mental, psicopatologias, psicopatia, atos infracionais são importantes, mas em diversos momentos tudo é falado de forma confusa e sem um norte.

Potencial de ser um bom programa havia, mas no final, parece que foi feito sem muito esmero.

Não recomendo não.

FDL

0 comentários: